segunda-feira, 9 de maio de 2011

Lemúria Romana.

Hoje se comemorava em Roma os Lêmures, espíritos dos mortos que voltavam para visitar suas famílias e casas.

Os familiares para homenageá-los preparavam e ofereciam as comidas que eram de seu agrado enquanto vivos. E nesse dia, as pessoas procuravam se purificar de qualquer ressentimento ou mágoa que tivessem em relação às pessoas falecidas. Essa purificação era feita por meio do perdão e da reconciliação.

Quando a pessoa que já havia falecido mas não tinha túmulo, o chefe da família recitava uma oração nove vezes e oferecia feijões pretos. Os feijões representavam o poder de regeneração.

Essa atenção dada aos já falecidos foi instituída por Rômulo para apaziguar a alma de Remo, a quem havia assassinado. Quando uma epidemia assolou Roma, Rômulo consultou o Oráculo que o aconselhou que fossem feitas festas anuais para afastar os mortos que podiam estar assombrando a cidade. Rômulo então instituiu o Festival das Lemúrias, que duravam 3 noites. Durante esses dias, os templos das divindades ficavam fechados e era proibido realizar casamentos.

Hoje é uma boa data para você reverenciar algum antepassado seu. Se puder, pegue uma foto dele e a coloque ao lado de um vaso com flores. Acenda uma vela branca, um incenso de rosas e ore pela paz do seu espírito. Agradeça-lhe pela linhagem e o exemplo que deixaram.

Um comentário:

  1. Os lemures que conheço são aqueles bichinhos meio raposa meio macaquinho.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana