domingo, 29 de maio de 2011

Dia do Carvalho.

Na Inglaterra hoje comemorava-se a árvore do Carvalho. Eram feitas invocações para se afastar as pragas, as chuvas de granizo e para garantir a saúde dos animais e dos camponeses.

Naquela época animais eram sacrificados como oferenda. Mas antes, os animais deveriam atravessar os campos por três vezes. As outras oferendas consistiam em guirlandas com flores, frutas, bolos de milho, leite, vinho e mel.

É possível ainda encontrar nos dias de hoje algumas casas enfeitadas com galhos, folhas e frutos de Carvalho para atrair seus poderes protetores.

Se você quiser comungar com essa energia, pegue um galho de qualquer árvore frondosa e resistente, como as mangueiras e figueiras, por exemplo. Mas se for tirar um galho vivo de uma árvore, não esqueça de pedir licença à seu guardião e ofereça em troca um fio de cabelo seu, ou uma moeda ou mesmo um pouco de fubá.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

3 comentários:

  1. Olá Maria, adoro as guirlandas. Bom domingo pra você.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cecile!
    Parabéns pelo primeiro aniversário do BLOG que venham outros...outros....outros ,tantos quantos os anos que um carvalho vive.
    Que, como esta planta, teu blog continue a perfumar o que lemos .
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Hely e Vera, obrigada!
    As guirlandas são um símbolo de boas vindas. Também eram usadas para representar o ciclo anual das estações, nas comemorações pagãs.
    Vera, obrigada pelo carinho e pelas palavras perfumadas.
    Um beijo e boa semana!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana