quinta-feira, 5 de maio de 2011

A Deusa do Arco-Íris.

Hoje é dia de Íris, a deusa grega guardiã do arco-íris e também mensageira dos desues.

Filha do Titã Taumas e de Electra, ela viajava na velocidade do vento. Podia ir de um canto ao outro do mundo, ao fundo do mar ou às profundezas do mundo subterrâneo.

Para os gregos, Íris era a ligação entre os homens e os deuses.

Conta a mitologia que Íris costumava descer do céu sobre um facho de luz de sete cores, que teria dado origem à palavra arco-íris. Esse arco celeste formado pela descida da Deusa possuía um espectro de cores que representavam todas as possibilidades de manifestação do Poder Divino.

Ela era uma figura alada e muito bonita. Seus símbolos são o arco-íris e um cálice dourado. Esse cálice era usado para buscar no mundo subterrâneo a água utilizada nos juramentos. Íris era uma das poucas deusas do Olimpo que podiam descer ao submundo para trazer esta água.

No Olimpo, ela atendia principalmente à Zeus mas dedicava-se mais à Hera (ou Juno).

O nome da deusa também foi dado à parte do olho que mostra as variações possíveis das cores e também à uma planta considerada sagrada, que teria o poder de afastar as influências negativas. Chama-se Flor de Íris e suas cores são muito vivas. 

Numa correlação com o Tarot de Marselha, esta deusa corresponderia à carta Temperança, por seu um símbolo de moderação e harmonia.

6 comentários:

  1. Conheço essa flor como lírio ou flor de liz. É tudo a mesma coisa?

    ResponderExcluir
  2. acho que é?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?tb nao sei

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    A Flor de Liz é um símbolo. E as flores que mais próximas chegam desse símbolo são a Flor de Íris e os Lírios.

    ResponderExcluir
  4. Nada a ver, O Arco representa o sinal da aliança de Deus com Noé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adoreiiiiiiiiiiii essa historia e de mais :)

      Excluir
    2. Nada a ver é o que você falou, Thiago! Estude um pouco mais e verá que as hermenêuticas biblicas vieram muito depois da mitologia, portanto, cópias do conhecimento grego antigo adaptadas ao monoteísmo judaico!

      Excluir

As 3+ visitadas da última semana