segunda-feira, 18 de abril de 2011

A Papisa e a Intuição.

A Papisa é aquela que confia na sua intuição. Confia tanto que pode seguir o seu caminho com uma venda nos olhos e muita segurança. Se não procurar a segurança, vai correr o risco de se tornar indecisa, insegura e perder o contato com a realidade.

Seu lema é “eu recebo”. E a máxima: “eu confio na minha voz interior”.

Existe uma história de que realmente existiu uma mulher que governou a Igreja durante dois ou três anos. Era chamada de Papisa Joana. Essa possível lenda teria se originado no final do século 9. Mas há quem a situe após a morte do Papa Leão IV, que coincide com uma época de crise e confusão na diocese Romana.

Parece que há muitas versões e uma delas diz que Joana seria uma jovem oriental, nascida com o possível nome de Gilberta e que se fez passar por homem para escapar à proibição de estudar, imposta às mulheres naquela época. Como era muito culta, formada em filosofia e teologia, se apresentou em Roma como monge e surpreendeu os doutores da Igreja com sua sabedoria.

Numa outra versão, esta digna de um filme, ela teria nascido na cidade de Mainz, Alemanha, filha de um casal inglês. Quando adulta, conheceu um monge por quem se apaixonou. Foram para a Grécia onde teriam ficado por 3 anos até se mudarem para Roma. Para evitar um escandalo, Joana teria se vestido de monge e ingressado no mosteiro de São Martinho.

Chegou a ser nomeada cardeal ficando conhecida como João, o Inglês. E por sua notável inteligência, foi eleita Papa por unanimidade após a morte de Leão IV, a 17 de julho de 855. Ficou grávida e apesar de ter sido possível esconder a barriga por causa das vestes, sentiu as dores do parto em meio a uma procissão numa rua estreita entre o Coliseu de Roma e a Igreja de São Clemente, deu à luz perante uma multidão.

O resultado dessa história também possui algumas versões. Numa delas a multidão indignada atrelou Joana a um cavalo e as pessoas a apedrajaram até a morte. Em outra versão, ela morre ao dar à luz enquanto os monges exclamavam ajoelhados: milagre!

Essa história, veridica ou não, foi imortalizada num arcano de Tarot, A Papisa. É uma carta que representa a sabedoria, o conhecimento, a intuição e a chave dos grandes mistérios.

Um comentário:

  1. Segue link para o trailler do filme A Papisa Joana. O filme se baseou no romance de Donna Woolfolk Cross, escrito em 1996 e adaptado para o cinema em 2009. Já deve ter em locadora.

    http://youtu.be/uTQiHCPblzo

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana