sexta-feira, 8 de abril de 2011

O Nascimento de Buda.

Hoje celebra-se o nascimento de Buda, o príncipe Sidarta Gautama.


Sidarta nasceu no ano 560 a.C. Era filho de um rei que habitava a região da fronteira entre Índia e Nepal. Vivia num palácio cercado de conforto e de paz. Casou e teve um filho mas continuou totalmente protegido do contato externo até que um dia fugiu dos portões do palácio.

Nesse momento, Sidarta viu três coisas que iriam mudar sua vida: um ancião que não conseguia andar e se apoiava num bastão; um homem que agonizava de dores devido a uma doença interna e um cadáver envolvido num sudário. Essas três visões, a velhice, a doença e a morte o deixaram profundamente abalado. Na volta para o palácio viu um eremita errante cujo rosto irradiava paz e dignidade. O jovem ficou tão impressionado que decidiu renunciar à sua vida de realeza para se dedicar à busca da verdade.

Em sua busca, primeiro experimentou jejuar, mas não deu certo. Depois ficou durante sete anos estudando com filósofos da região mas sem encontrar respostas. Até que nas suas andanças encontrou uma figueira e tomou uma decisão de não sair de baixo da árvore até que alcançasse a iluminação. Durante 49 dias em profunda meditação, Sidarta transcendeu os estágios da mente e atingiu um estado chamado Nirvana. Passou a se chamar Buda, o iluminado, e seus ensinamentos dessas experiências ficaram conhecidos como o Caminho do Meio.

As quatro famosas verdades do Budismo fundado por Buda são:
1- a existência da dor;
2- a causa da existência da dor;
3- a destruição da causa da existência da dor e
4- o caminho que leva à destruição da causa do sofrimento.

2 comentários:

  1. Acerca do nascimento de Buda, sua mãe foi a rainha Mayadevi e seu pai, o rei Shudodana. Certa noite, a rainha sonhou que um elefante branco descia do paraíso e ingressava em seu útero. Esse ingresso foi um presságio de que concebera um ser puro e poderoso e a descida do elefante do paraíso, um indício de que seu filho vinha do céu de Tushita, a Terra Pura de Buda Maitreya.
    Quando a rainha deu à luz, em vez de sentir dor, ela teve uma visão muito especial e pura. Viu-se apoiada numa árvore, segurando um de seus ramos com a mão direita, enquanto os deuses Brahma e Indra tiravam de seu flanco, sem dor, uma criança. Os deuses, então, reverenciavam a criança, oferecendo-lhe abluções rituais.
    Quando viu o filho, o rei sentiu que todos os seus desejos haviam sido satisfeitos e chamou o pequeno príncipe de Sidarta. Sua majestade convidou um brâmane vidente para fazer predições sobre o futuro do príncipe. O vidente examinou a criança com sua clarividência e disse ao rei: “Há sinais de que o menino pode se tornar ou um rei chakravatin, líder do mundo inteiro, ou um Buda plenamente iluminado. Entretanto, posto que a era dos reis chakravatin já passou, é certo que ele se tornará um Buda e sua influência benéfica se espalhará pelos mil milhões de mundos, como os raios de um sol.” Júlio.

    ResponderExcluir
  2. Júlio, bom dia!
    Muito bom seu comentário.
    Abraços.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana