sábado, 30 de abril de 2011

Fogos de Beltane.


Hoje é dia de Beltane, um festival celta que festejava a primavera, no hemisfério norte.

Reverenciava-se a terra fertilizada pelos raios solares e encenava-se o “Casamento Sagrado” da deusa da Terra com o deus da Vegetação, representados por seus sacerdotes. Acendiam-se fogueiras nos topos dos morros e em lugares considerados sagrados. As pessoas costumavam dançar e cantar em volta da fogueira.

Esse é o mais alegre dos festivais celtas.

Era costume queimar na fogueira totens ou animais para que o poder do fogo fosse passado para o rebanho representado naquele animal. As pessoas também pulavam as fogueiras para receber a energia poderosa do fogo vital.

No hemisfério norte, esse festival acontece na passagem do dia 30 de abril para primeiro de maio. E no hemisfério sul, é do dia 31 de outubro para primeiro de novembro.

No livro “As Brumas de Avalon”, de Marion Zimmer Bradley, esse festival é mencionado e mostra que a fertilidade nessa celebração é como o desabrochar da primavera.

Hoje, esse festival ainda é celebrado pela tradição wiccana com fogueiras e danças ao redor de um mastro enfeitado com fitas.

Aproveite a energia desse dia e escolha dois objetos que representem os princípios masculino e feminino como por exemplo, um cravo e uma rosa, um sol e uma lua. Coloque-os lado a lado e acenda uma vela que representará a luz que nascerá dessa união. Além de fortalecer seu poder de criação e sua capacidade de realizar desejos.

2 comentários:

  1. Em São Paulo hoje acontece um ritual que celebra o Ano Novo das Bruxas. Endereço e informação completa, pelo telefone (11) 2306-1751

    Bom final de Semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Querida Cecile tenha um lindo final de semana. Com muito sol, calor e sorvete.Muita saúde para ti e para os teus familiares.
    Bjs

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana