terça-feira, 12 de abril de 2011

Dia do Cosmonauta.

Hoje é feriado na Rússia pois é dia do Cosmonauta. Essa data foi criada em 1962 para homenagear o primeiro vôo espacial tripulado na órbita terrestre.

O Cosmonauta russo Yuri Alekseevich Gagarin foi o primeiro homem a dar uma volta na órbita da Terra a bordo da nave Vostok I. Essa volta durou 1h e 48 min e aconteceu no dia 12/04/1961.

Esse evento teve repercussão no mundo inteiro e Gagarin tornou-se não só um herói da sua nação, mas também um herói mundial. Moscou e outras grandes cidades da URSS organizaram paradas onde a alegria foi tanta que as pessoas choravam e dançavam nas ruas.

O Cosmonauta foi escoltado por uma longa fila de carros com oficiais do alto escalão pelas ruas de Moscou até o Kremlin onde recebeu o título de Herói da União Soviética, a mais alta honra soviética.

Essa imagem é o selo postal do Dia do Cosmonauta, de 1965.

3 comentários:

  1. om Dia Cecile!
    Um grande cientista, depois das viagens espaciais, muita coisa no mundo mudou para melhor, muitas descobertas (em todos os campos) foram disponibilizadas para as pessoas. Grande homem vale um feriado...rsrsrsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Boa lembrança e referência Cecile.
    Aniversário de um momento muito especial da humanidade. Seja lá onde o Homem conseguir chegar, no tempo que for, este momento estará sempre presente, eternizado em nossa história.
    Marco de nossa capacidade de transformar sonhos em realidade.
    Beijo,
    Marco Antonio Petit
    (co-editor da revista UFO)

    ResponderExcluir
  3. Olá Vera e marco antonio!
    Deveria ser feriado mundial.

    É uma pena que a industria cinematográfica gaste dinheiro só com propaganda contra. fazendo filmes com supostas invasões alienígenas.

    Bejs e boa noite!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana