sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dia da Mentira.

Em vários países o Dia da Mentira, também chamado de Dia dos Bobos, permite que as pessoas brinquem umas com as outras. Ele remete à lembrança da mudança do calendário.

De acordo com historiadores, antigamente o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, quando entrava a primavera, e as comemorações duravam até dia primeiro de abril. Quando o calendário gregoriano foi adotado, em 1564, o rei Carlos IX de França determinou que o Ano Novo fosse comemorado no dia primeiro de janeiro.

Muitas pessoas não gostaram dessa mudança e se recusaram a aceitá-la. Essa recusa por parte dessas pessoas passou a ser motivo de brincadeiras e piadas. Gozadores enviavam presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.

Na França e na Itália, o primeiro de abril acabou ficando conhecido como “peixe de abril”. Era um modo de dizer como os incautos são fisgados pelas “peças” dos amigos.

No Brasil ficou como Dia da Mentira depois que um periódico foi lançado no dia primeiro de abril, do ano de 1848, com a notícia de que Dom Pedro havia falecido. O que foi desmentido no dia seguinte.

2 comentários:

  1. Vera do sulllllllll1 de abril de 2011 às 09:39

    Olá!
    Na época da Escola, hoje era um dia de muitas brincadeiras.... Que este espírito de alegria nos contagie e que o seu dia seja muito divertido e verdadeiro.
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Olá, Vera!
    É verdade, era divertido. Ainda hoje eles brincam na escola. Acabei caindo numa mentira ontem, rsrs.
    Um beijo e bom final de semana pra você!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana