segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cibele e Attis.

Hoje celebra-se a Deusa Cibele, a Grande Mãe, deusa da Vegetação e da Fertilidade.

Seu culto teve origem na Frigia, em Anatólia.

Cibele era representada como uma mulher madura, coroada de flores e espigas de cereais. Também vestida com uma túnica multicolorida e carregando um molho de chaves na mão.

Em algumas representações, ela está cercada por leões ou segurando nas mãos várias serpentes.

De acordo com a lenda, Cibele se apaixonou por Attis. Mas ele a traiu e sem perdão, a deusa o castigou deixando-o louco. Em uma de suas loucuras, Attis mutilou a si próprio sangrando até morrer. No entanto, Cibele ficou condoída com sua morte e resolveu transformá-lo num pinheiro e de seu sangue nasceram violetas.

O templo de Cibele, que existia em Roma, foi transformado na Basílica de São Pedro. Isso aconteceu no século VI quando uma seita de cristãos montanheses que veneravam ainda a Deusa e admitiam mulheres como sacerdotes, foi declarada herética. A seita foi abolida e seus seguidores queimados vivos.

4 comentários:

  1. Vera do sulllllllll4 de abril de 2011 às 09:30

    Bom Dia Cecile!
    Ainda bem que evoluimos "um pouco"...queimar hereges..barbáries e atrocidades daquela forma não existem mais, só algumas outras... que é bom nem comentar...
    Bjs de segunda com muita vontade de conhecer a Basílica de São Pedro, vi em imagens na Internet o luxo , a ostentação...

    ResponderExcluir
  2. Olá Vera!
    É verdade, e pensar que até pouco mais de cem anos atrás ainda existiam certas barbaridades.
    Quanto à Basílica, quem sabe, :)
    Um beijo pra ti e boa terça!

    ResponderExcluir
  3. Vejo q a história não tem nada a ver com a de Jesus, e alguns idiotas que ignora a mitologia real distorce só para causar problemas.
    O seu blog merece muito conhecimento!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana