domingo, 9 de janeiro de 2011

Zoroastrismo e o Próximo.

Zoroastrismo é a doutrina de Zoroastro, profeta nascido na Pérsia, antigo Irã, pouco mais de um milênio antes de Cristo.

Uma das propostas de Zoroastro era a de que o homem procurasse viver no seu planeta de forma harmoniosa sempre buscando o equilíbrio com o meio ambiente e o meio social em que vive. Respeitar e proteger a terra, a água, o ar, o fogo e a comunidade.

Para esta filosofia e religião, cultivar a mente, ter bons pensamentos, proferir boas palavras e ter boas ações é uma escolha livre de cada um. Pois é o indivíduo quem decide perante as circunstâncias que se apresentam para ele.

Ter uma boa reflexão a respeito de cada ação traz responsabilidade social para que se colabore com o que ele chama de projeto que Deus propôs ao mundo. Por isso existe o livre-arbítrio. As pessoas são livres para pecar ou fazer o bem. Serão punidas ou recompensadas na vida futura.

Os principais mandamentos do Zoroastrismo são: falar a verdade, cumprir com o prometido e não contrair dívidas. O homem deve tratar o outro da mesma forma que deseja ser tratado. Por isso, a regra de ouro do Masdeísmo, ou Zoroastrismo, é: "Age como gostarias que agissem contigo".

Entre as condutas consideradas proibidas destacam-se a gula, o orgulho, a indolência, a cobiça, a ira, a luxúria, o adultério, o aborto, a calúnia e a dissipação. E para àquela época, cobrar juros a um integrante da religião era considerado o pior dos pecados. Reprovava-se duramente o acúmulo de riquezas.

2 comentários:

  1. Olá!
    Doutrina atual, atualíssima, mesmo muito tempo antes de Cristo e o Homem continua a não aprender, porque, para mim, aprender é mudar de atitude. Zoroastro, Cristo, Buda todos ELES pregavam, de uma ou outra forma os mesmos valores, porque custamos tanto a compreende?, Já é hora de nos tornarmos mais perfeitos e transformarmos esta Terra num paraíso, os ensinamentos estão ali...
    Bjs de domingo calorento, preguiçoso( não indolente).

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Vera!
    Vc tem toda razão. Acho até q somos lentos na evolução, três mil anos e ainda não aprendemos essas lições!
    Sul com calor! isso é bom.
    Beijos pra ti!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana