quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Os Três Reis Magos.

Ou simplesmente Reis Magos. São os reis que na tradição cristã teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, lhe trazendo presentes.

São eles: Belchior, também chamado de Melchior, Gaspar e Baltasar. E acredita-se que eles não seriam necessariamente reis, mas talvez sacerdotes da religião de Zoroastro da Pérsia.

Os Três Reis Magos, trouxeram à Jesus ouro, incenso e mirra.

Belchior trouxe o ouro em reconhecimento à realeza. Gaspar trouxe o incenso, em reconhecimento da divindade, pois é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça que sobe ao céu. E Baltasar trouxe a mirra, resina anticéptica, usada para embalsamentos, muito usada desde o Egito Antigo, em reconhecimento à humanidade.

Também diz-se que na Antiguidade, o presente correto de se dar para um rei era ouro. Para um sacerdote, incenso representando a espiritualidade. E para um profeta, a mirra representando a imortalidade.

Segundo a história, a tradição de se trocar presentes no Natal vem desses Magos em celebração ao nascimento de Jesus. Em alguns países, a principal troca de presentes é feita hoje, dia 6 de janeiro, e os pais se fantasiam de Reis Magos.

O significado do nome Belchior é “Meu Rei é luz”. O nome Baltasar se traduz para “Deus manifesta o Rei”. E o nome Gaspar, “Aquele que vai inspecionar”.

Há uma simpatia para este dia. Pegue uma romã e retire 9 sementes pedindo aos Três Reis Magos que nesse ano que se inicia você tenha muita saúde, paz, amor e dinheiro. Pegue 3 dessas sementes e guarde-as num saquinho de papel ou de pano e o ponha dentro da carteira. Pegue outras 3 sementes e ponha na boca até acabar o gostinho da fruta (pode jogar fora ou engolir). E as últimas 3 sementes, jogue-as para trás fazendo o pedido que desejar para este ano. Boa sorte!

A imagem veio daqui.

3 comentários:

  1. Hoje não quero fazer simpatias. Só quero que a força espiritual e a magia de Reis transforme o que estava escrito.
    Que assim seja. Amo o dia de Reis.

    ResponderExcluir
  2. Olá cecile!
    Há também um bolo que deve ser comido neste dia, dentro do qual há uma aliança ou outro objeto de metal, quem o encontrar terá sorte. Não sei se é verdade mas fiquei sabendo disso no Ano novo.
    Bjs com sementes de romã.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Eliane e Vera!
    Pois então, Eliane, que a força e a magia desses Reis tenha transformado esse dia em força espiritual.
    Vera, interessante. mas ao invés de algo de metal, bem que poderíamos substituir por algo comestível. rsrs.
    Um beijo em vocês e que a magia desse dia lhes traga energias positivas e amorosas!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana