quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A Ordem Metafísica.

Metafísica é definida no dicionário como ciência ou conjunto de ciências que estudam a essência das coisas, os primeiros princípios e a causa do que existe.

A palavra designa originalmente, nas obras de Aristóteles, todos os manuscritos que vem depois da física. Uma disciplina filosófica que trata de entidades situadas além das coisas físicas, isto é, do invisível, bem como da origem, essência e finalidade do cosmos e do homem dentro do cosmos.

Séculos depois de Aristóteles, a metafísica passou a ser interpretada como parapsicologia, ciência que estuda experimentalmente os fenômenos paranormais, também chamados de ocultos. Na verdade, a metafísica do tempo de Aristóteles, não era para leigos. Só a compreendia quem tinha o “conhecimento” necessário e eram poucos os escolhidos para alunos. Criou-se então uma aura mística em torno disso.

Mas hoje, não existem mais razões para esconder tais conhecimentos ou dar enfase ao ocultismo. A metafísica pode ser definida como uma ciência que faz um paralelo da ciência física, quântica, com a espiritualidade.

A imagem veio daqui.

3 comentários:

  1. Olá Maria, eu gosto do tema, ciência-espiritualidade, mas acho meio complicado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cecile!
    Complicado entender que atráves da física quântica se chegue a espiritualidade.
    Assisti num programa de Tv uma entrevista com Anna Sharp que descobriu a fé através desta ciência.Acredito ser necessário muito estudo e muito autoconhecimento.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Hely, Vera!
    Para a definição de metafísica, existe a de um físico que diz o seguinte: enquanto o físico precisa de um laboratório para realizar as suas experiências, o metafísico utiliza seu próprio corpo para as suas "experiências".

    Quanto à física quantica e a espiritualidade, um de seus exemplos diz que quanto mais pessoas pensam a mesma coisa, mais chances existem de que se acelere o processo para que ela aconteça.

    Vera, às vezes a "iluminação" acontece num clique, de um momento para o outro. Com ou sem estudo.

    Um beijo em vocês e boa noite!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana