domingo, 16 de janeiro de 2011

Óleos Essenciais (1)

Chamados de Óleos Essenciais, são substâncias extraídas das plantas aromáticas e constituem matérias-primas na fabricação de cosméticos, fármacos e gêneros alimentícios.

Essas substâncias são uma espécie de “alma da planta” pois são os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas medicinais e aromáticas.

Podem ser encontradas em várias partes das plantas como nas folhas, nas flores, na madeira, nos ramos, galhos, frutos e rizomas.

O uso deles é muito antigo. Acredita-se que os primeiros usos tenham sido através de bálsamos, ervas aromáticas e resinas usadas para embalsamar os mortos em cerimônias religiosas.

No livro de ervas chinesas, há relatos de seu uso por volta do ano 2.700 a.C. Séculos depois, os hindus também deixaram registros, assim como os egípcios. Algumas indicações se referem ao Capim Limão e Cidreira.

Na época das Cruzadas, os óleos se difundiram entre os Árabes, que logo aperfeiçoaram as técnicas e os aparatos de destilação. Mestres na alquimia, os árabes melhoraram e publicaram muito mais conhecimento nessa área do que qualquer outro povo.

O uso das essências pode trazer vários benefícios ao dia a dia. Proporciona o relaxamento, diminui o estresse cotidiano, perfuma o ambiente residencial entre outros e também procura o equilíbrio físico, mental e espiritual da pessoa.

Capim Limão ou Cidreira: contém óleo essencial citral e por isso tem grande utilização aromática e medicinal. Amassando as folhas, têm-se um cheiro forte de limão. O chá tem ação calmante, além de aliviar espasmos suaves.

2 comentários:

  1. Olá Cecile!
    A minha massoterapeuta ,usa óleos essenciais antes de iniciar a massagem. Eu adoro. Na minha lista de coisas boas a massagem vem em segundo lugar....
    Bjs de domingo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Vera.
    Esse óleos ajudam a relaxar. Ainda mais quando é numa massagem terapêutica.
    Que seu domingo tenha sido bom e que vc já esteja no processo de reconciliação com seus empregados de obra.
    beijos e boa semana.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana