quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O Poder da Mandala.

Mandalas são figuras em forma de círculos. São muito usadas, desde a Antiguidade, para expressar o contato dos homens com a Energia do Universo.

Para alguns povos do Oriente, como os hindus, por exemplo, são o símbolo espacial da Presença Divina no centro do mundo.

As Mandalas também são vistas como a reprodução da nossa mente. Por isso que quando meditamos tendo como ponto de referência uma Mandala, seria possível acharmos dentro de nós mesmos a solução para todos os problemas.

Para Jung, a contemplação de uma Mandala supostamente inspira a serenidade, o sentimento de que a vida reencontrou seu sentido e sua ordem.

As formas redondas simbolizam, em geral, a integridade natural, enquanto a forma quadrangular representa a tomada de consciência dessa integridade.

Ela possui uma dupla eficácia: conservar a ordem psíquica, se ela já existe e restabelecê-la se desapareceu.

A imagem veio daqui.

4 comentários:

  1. Bom dia Cecile!
    No meu aniversário ganhei uma mandala, linda, então fui ler sobre ela descobri que seu uso pode ser meditativo ou para autoconhecimento.Teu post veio confirmar.Como sou muito agitada tenho dificuldade em meditar, mesmo porque, isso na minha casa é difícil..... Sou rodeada por três homens que sempre estão atrás de alguma coisa que a "mãe é quem sabe".
    Bjs bjs.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Vera!
    Imagino como seja isso, "mãe é que sabe".
    Como é difícil meditar desse jeito, rsrs, se vc puder... antes de dormir olhe para a mandala por algum tempinho antes de fechar os olhos.
    Quem sabe bons sonhos não lhe trazem!
    Beijos e boa quarta de janeiro!

    ResponderExcluir
  3. Se eu tiver uma em casa, restabeleço minha ordem psiquica?
    VERA FALOU EM MEDITAR?
    Nem no CTI kskskskks

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Eliane!
    Para restabelecer a ordem psíquica acho que é preciso meditar mesmo. Ou então, tê-la por perto e sempre sob os seus olhos para que o desenho da Mandala fique registrado no seu subconsciente a fim de provocar algum efeito.
    Meninas agitadas, rsrs, boa quinta pra vcs!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana