segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Zoroastro e o Bem X Mal.

Zoroastro, foi um profeta nascido na Pérsia, atual Irã. Também chamado de Zaratrusta, reformou o sistema filosófico e religioso como o Masdeísmo, ou Zoroastrismo. Sistema esse, no qual existem duas forças em luta no universo, o Bem e o Mal.

Para esta religião, o Bem e Mal não são apenas valores morais que regulam a vida cotidiana dos humanos. Mas são princípios cósmicos em perpétua discórdia. E é a luta entre Bem e Mal que dá origem à todas as alternativas da vida do universo e da humanidade.

O Bem e o Mal estão por toda a parte seja na natureza ou presentes na alma humana. E a própria vida é uma luta incessante para atingir a bondade e a pureza.

A mensagem divina de Zoroastro provocou uma verdadeira transformação no modo de pensar da sua civilização, contrariando o pensamento dos sábios de sua época. As mensagens proferidas através de cantos entoados tinham o objetivo de serem um guia para a humanidade. Falavam sobre o triplo princípio de boa mente, boas palavras e boas ações.

Segundo Zaratustra, a única forma de organizar o mundo e a sociedade é colocando o Bem acima do Mal.

Acredita-se que ele tenha vivido por volta do século VII a.C. E à semelhança de Jesus, Zoroastro também teria nascido de uma virgem fecundada por um raio de luz. Seu nome significa contemplador de astros.

A imagem vei daqui.

3 comentários:

  1. Saudações tricolores.
    Começamos bem a segunda verde, vermelha e branca. Com uma postagem e história belíssima.
    Esta luta entre o bem e o mal, eternas, realmente rege a vida. Pena que nem sempre o bem prevalesça.
    Bom dia. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Cecile!
    Creio que Zoroastro,precisaria retornar para arrancar do homem o mal e deixar fluir só o bem. Viverímos no tal paraíso e com fraternidade.
    É dezembro, mês que se comemora o Natal de um certo Jesus que veio ensinar o Amor, mas nem todos lembram...
    Pensam só nos presentes e se esqueçem que o maior de todos é o amor,a saúde e a paz.
    Bjs ensolardos e quentes...

    ResponderExcluir
  3. Eliane, saudações!!! Esta luta é eterna, como vc bem lembrou. Juntas, promovem o equilíbrio. Mas haja batalha. Zoroastro arregimentou seguidores para juntos exterminarem o mal. Era o objetivo deles. Mas não conseguiram. Suas mensagens ficaram para que os outros também fizessem a sua parte nessa luta.

    Vera, olá! É verdade. Talvez se ele retornasse... A história dele tem algumas semelhanças com a de Jesus. Alguns estudiosos dizem que a história de Jesus foi um compêndio de todos os avatares que o precederam.

    Beijos de saúde paz pra vocês!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana