sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Missa do Galo.

Na noite da véspera de Natal, as comunidades cristãs costumavam celebrar uma missa após a ceia. A Missa começava à meia noite. E quando as pessoas voltavam para suas casas, os galos já estavam cantando, anunciando o nascer de um novo dia.

Foi assim, que a missa realizada entre os dias 24 e 25 de dezembro foi denominada de Missa do Galo.

Mas há outras versões para o título dessa Missa. Em uma delas, diz-se que foi nessa hora que o Galo cantou anunciando a vinda do Messias.

Em outra versão, diz-se que o nome teve origem no fato de Jesus ser considerado o sol nascente que veio nos visitar, clareando a escuridão. Tanto que em algumas igrejas antigas, ainda pode-se ver um galo no alto de seus campanários, representando a luz Divina.

Desde o ano 330 que a Igreja Católica celebra essa Missa em Roma, na Basílica de Santa Maria Maior. Mas só no século V que ela foi instituída.

O nome Missa do Galo, também confere vigilância, fidelidade e testemunho cristão.

3 comentários:

  1. FELIZZZZZZZZZZ NATALLLLLLLLLL querida, que o Menino Jesus ilumine seu lar e que o amor e a paz estejam sempre presentes, beijinhos carinhosos

    Papoula Dourada

    ResponderExcluir
  2. Cecile!
    Feliz Natal!
    Que o Jesus menino te encontre Feliz e que só bons sentimentos te rodeiem. Que o Papai Noel realize os teus desejos e que tenhas muita Alegria , Paz, Saúde e o Verde da Esperança seja a cor dos teus sonhos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amigas, queridas, obrigada pelos votos lindos e pelo carinho!

    Desejo a vocês também e a todos que por aqui nos visitam um Natal com muita paz, amor, saúde, e muitos, muitos presentes combinando com o desejo de cada um!

    Beijos para uma noite iluminada!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana