quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Egeria, Deusa Aquática.

Egeria foi esposa de Numa Pompilio, segundo Rei de Roma que viveu por volta de seis séculos antes da Era Cristã. Mas ficou para a história como uma deusa romana da Sabedoria e das Profecias.

Era uma das quatro Camenas, o equivalente às Musas Gregas. As Camenas, eram ninfas relacionadas às fontes e aos mananciais. Eram muito sábias a às vezes faziam profecias revelando o futuro dos mortais. Tanto que o nome Egeria até hoje é usado para designar as mulheres conselheiras.

Egeria teria ensinado ao marido os rituais corretos de veneração da terra. E também lhe mostrado como um rei pode ser justo e sábio.

Foi ela também que nos deixou o legado das primeiras leis de organização das cidades. Mais tarde, quando tornou-se uma divindade completa, passou a ser venerada pelas mulheres grávidas que lhe pediam presságios e orientações sobre seus filhos.

Seu culto em Roma acabou sendo assimilado com o da Deusa  Diana, a Caçadora, pois ambas dividiam o mesmo altar.

Hoje é um bom dia para mentalizar a Deusa Egeria e meditar sobre os aspectos de sua vida que precisam buscar ou demonstrar mais sabedoria.

A imagem veio daqui.

2 comentários:

  1. Olá!
    Ah! O poder das Comenas, fazer profecias....aconselhar.Ouvir o que tanto queremos....
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Vera!
    quem dera existissem hoje Camenas ou Egerias tão sábias como outrora! Mas acho que ficaria tudo muito fácil... saber como será o futuro, ou seguir os conselhos sem fazer escolhas ou ficar em dúvida... rsrs!
    Um beijo pra ti!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana