quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Papoula, a dormideira.

A Papoula é uma planta velha conhecida na história da humanidade. É também chamada de dormideira pois está associada ao sono e aos sonhos. É uma flor de cor brilhante e seu extrato é usado para preparar o ópio.

Os Sumérios tinham a Papoula como uma aliada para afastar problemas. Um chá dessa flor era capaz de levar o problema à Lua e lá ficar até que o efeito do chá passasse. Na Antiguidade, era comum mastigar a flor da Papoula ou macerá-la para obter o sumo. Enquanto que na Mesopotâmia, se fazia infusões contra insônia e constipação. Os Assírios e Babilônios faziam remédios com ela.

O primeiro a descrever seus efeitos medicinais contra diversas enfermidades, foi o filósofo e médico grego Hipócrates. Mas foi Paracelso, famoso médico e alquimista suíço, que fez com que o uso da Papoula se tornasse popular no mundo ocidental. Paracelso elaborou um concentrado de suco de Papoula, o láudano, e difundiu a ideia de que este concentrado tinha o poder de curar doenças e até de rejuvenescer.

Mas foi por volta de 1800 que um cientista alemão, ao isolar os elementos narcóticos do ópio, obteve um cristal alcalóide de efeito muito intenso: a morfina.

O nome científico da Papoula, chama-se Papaver Somniferum, e está relacionado ao sono e ao Deus do Sono, Hypnos. Enquanto que morfina, está ligado a Morfeu, o deus dos sonhos.

São cerca de 100 espécies de Papoula. As originárias de regiões temperadas e subtropicais da Eurásia e do norte da África, extrai-se o ópio. Mas as espécies cultivadas no Brasil, como planta ornamental, não contém ópio.

No horóscopo das flores, aqueles que nasceram entre os dias 6/08 até 28/08, são Papoula. As pessoas que nascem “Papoula” são otimistas, alegres e gostam de disseminar a energia positiva e alto astral por onde quer que passem. Vivem em ritmo de aventura e não se lamentam se algo não sair do jeito que desejavam. Colocam paixão em tudo que fazem e talvez por isso, provoquem um verdadeiro fascínio no sexo oposto.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

7 comentários:

  1. Bom dia Cecile!
    Interessante... A primeira foto , aqui na minha região chamamos de "hibiscus simples". As papoulas enfeitavam os jardins na minha infância e agora é muito díficil de encontrar. Pela fama de ser opiácea,creio que tenham sido discriminadas e abolidas dos jardins. As que eu conheço tem pétalas finíssimas parecendo seda , quase transparentes. Acho-as muito lindas e não é justo que o homem destrua uma espécie ou a condene por que "ele" faça mau uso dela.
    Não consegui ver a chuva de estrelas, o céu totalmente nublado.
    Um ramalhete de papoulas amarelas e vermelhas,para que tenhas um lindo dia.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que aqueeeelllla Papoula ainda não leu este texto. Vai ficar insuportável. ksskskks
    Gosto das flores Papoulas. Da amiga Papoula mais ainda.
    Mas vou lhe confidenciar( confidenciar? Minha vida é livro aberto kkskssk):
    Amo as rosas chá, os copos de leite, as hortências lilás, as angélicas e as flores do campo.

    ResponderExcluir
  3. Helloooooooooooooooo, óia eu aqui PAPOULA DOURADA na área kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, meninas, sou mesmo tudo isto e MUTIOOOOOOOO MAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vcs me conhecem e sabem disso , né mesmo?
    Não é para qq um nascer PAPOULA, só SERES ESPECIALÍSSIMOSSSSSSSSSSSSSSSSSSS kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk no próximo niver de vcs enviarei PAPOULAS lindas e charmosas como eu kkkkkkkkkkkkkkkkkkk amos vcs duas viu Fadinha e Lilizinha?
    Uma tarde bemmmmmmmmm linda como um jardim de PAPOULAS!

    ResponderExcluir
  4. Muito boba, muito metida, vai ficar insuportávellllllll.
    Já me basta uma Papoula. Quero rosas chás.
    Cecile fica dando linha...dá nisso.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Vera, obrigada. Eu também não consegui ver no Rio. Céu nublado! :( Quanto às papoulas, teve uma época, no passado em uma determinada cidade, que ela foi proibida. Só para fins medicinais. Quem fosse visto com uma delas na mão era preso. rsrs.

    Eliane, também adoro essas hortências e as rosas chá. As papoulas, tenho muitas. Livro aberto... acho que é blog, rsrs.

    Papoula, eu queria saber como chegastes a esse apelido. Será que foi intuição! "otimistas, alegres e gostam de disseminar a energia positiva e alto astral", tudo a ver contigo. :)

    Beijo e boa sexta feira!

    ResponderExcluir
  6. Minha querida, adorooooooooo tudo sobre signos então vou pesquisando tudoooooooo e descobri q minha flor é a Papoula e de Joaninha a Violeta, sou xereta, qd o assunto me interessa vou fundo rs,sr,sr,sr,rs,sr,sr...obrigada por suas palavras, mil beijinsssssssssssss

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana