quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O Rosário e o Terço.

Tudo teria começado nos mosteiros da Irlanda, lá pelo século IX. Os monges daquela época usavam como oração os 150 salmos de Davi. E os leigos, que na maioria não sabiam ler, rezavam 150 Pais-Nossos, a única oração que conseguiram aprender. Era chamado de “saltério” dos leigos.

Para não se perderem na oração, os devotos usavam uma bolsa de couro com 150 pedrinhas. Mais tarde passaram a usar um cordão com 50 pedacinhos de madeira. Foi daí que surgiu o que hoje chamamos de Terço. Pois esse cordão representava a terça parte da oração.

E foi durante o século XIII que surgiu o costume de se recitar 150 louvores à Maria. Eram breves pensamentos que lembravam as virtudes e glórias de Nossa Senhora. Ficou conhecido como Rosário, que significa “coroa de rosas” pois as contas eram grandes e se assemelhavam a rosas.

Mas pouco tempo depois fez-se uma combinação de “saltérios”. As 150 Ave Marias foram divididas em 15 dezenas com um Pai Nosso no início de cada uma delas. E para cada dezena existiria um episódio da vida de Jesus ou de Maria para se fazer uma meditação.

O Rosário completo tem 170 contas. São 153 ave-marias, 16 Pais-Nossos e um Glória ao Pai, considerando as contas iniciais, fixadas entre as medalhas de Jesus Crucificado e de Nossa Senhora.

Nossa Senhora teria dito, em uma de suas aparições, que quando alguém reza uma Ave Maria, é como se ela recebesse uma rosa. E quando se reza um rosário, lhe é entregue uma coroa de rosas.

A imagem veio daqui.

4 comentários:

  1. Bom dia Fatinha. Estou já agarrada ao terço e ao anjinho.
    Adorei este post. Vou reler mais tarde com calma. Achei muito bacana.
    Hoje a quarta está fervendo.
    Me ouça às 3 na radio Globo Rio. bjbjbjbjbjjbjb

    ResponderExcluir
  2. Linda Tarde Cecile!
    Tenho vários terços , uns três que vieram de Roma, trazidos pela minha tia (madrinha) quando viajou para lá e eu estava doente.Rezo o terço às vezes, perco a concentração devido a repetição. Prefiro o Terço Bisantino cujo,salmo,frase eu elaboro e repito com Pai Nosso nas dezenas. Rezo muitos Glórias pois para mim Deus é Sabedoria é Espírito Santo...
    Bjs abençoados pela explicação .

    ResponderExcluir
  3. Sou eu A v Vera, às vezes me computador trava devido a quedas de luz.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Eliane, rezar é muito bom. Equilibra. Traz serenidade. Ilumina. Claro que depende de nós também mas mesmo assim nos faz mais seguros. Te ouvi à noite no arquivo do programa do Canázio. Tema Solidão. Muito bem debatido!

    Vera, o Terço Bizantino também é muito legal. E é um poderoso instrumento de cura física pois repete-se várias vezes durante a oração as frases: Jesus, me ajude; Jesus, me cure; Eu te amo, Jesus; Fica comigo, Jesus; Obrigado, Senhor! As células do nosso corpo agradecem!

    Beijos e boa quinta pra vcs!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana