quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Festival de Luzes no Egito.

Hoje é dia do Festival de Luzes no Egito. Esse evento é uma homenagem à Ísis e Osíris, marcando o encontro desses dois deuses.

Osíris havia sido morto e seu corpo perdido. Ísis saiu então em busca dele. Quando o encontra e consegue ressuscitá-lo, mas no Mundo das Sombras, a festa acontece no Mundo da Luz.

Ísis é a "mulher vestida de sol" pois ela traz a luz e a vida, assim como o Sol. Mas Ísis é uma deusa lunar. Uma deusa de mistérios. 

Nas representações, geralmente Ísis tem o rosto coberto por um véu impenetrável. E na frente de seu templo em Sais, capital do Antigo Egito, estava escrita a seguinte frase: "sou tudo o que foi, é e será, e nenhum mortal jamais retirou o véu que oculta minha divindade aos olhos humanos".  

Hoje é um bom dia para pedir ajuda a esta Deusa para que o faça ver através do véu das sombras o que os olhos humanos não conseguem enxergar. Se puder, acenda uma vela e mentalize o que precisa encontrar.

3 comentários:

  1. Estes eu conheço um pouco.
    Bom dia Cecile.
    Gosto de deuses e mulheres que usam véus. Mas que deixam os olhos a mostra. Afinal o olhar é que nos diz tudo.
    Bom dia querida, bom dia Robinho.Ôpa. O blog dele é outro.

    ResponderExcluir
  2. Farei um pedido especial .... estou precisando de uma luz! Obrigada Cecile por abrir meus olhos e coração com seu blog tão recheado de coisas boas. bjs

    ResponderExcluir
  3. Bom noite, Eliane e Rosário!
    Eliane, os véus denotam mistérios e mistérios nos prendem, fascinam. E os olhos, são as janelas da nossa alma, não são!
    Blog do Robinho... rsrsrs... essa turminha começa cedo.

    Rosário, peça, peça sempre. Em voz alta, baixinho ou de qualquer outro jeito porque quem estiver por perto, sejam os deuses, os santos ou os anjos, um deles vai te escutar.

    beijos!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana