segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dia de Todos os Santos.

O Dia de Todos os Santos foi instituído em homenagem a todos os santos e mártires conhecidos ou não.

Nos primeiros três séculos dessa era, os cristãos sofreram perseguições terríveis, principalmente durante o reinado do imperador Deocleciano. Cristãos, inclusive membros de sua família e servidores de seu palácio foram perseguidos por ele. Somente em 324, com o imperador Constantino, que as perseguições tiveram fim.

O Papa Bonifácio IV, criou o Dia de Todos os Santos no século VII pois o número de mártires e santos era grande e não dava para designar um dia do ano separado para cada um. Mas nessa época, o dia era comemorado dia 13 maio. No século seguinte, o Papa Gregório III mudou essa data para o dia primeiro de novembro. Segundo historiadores, ele queria atrair os “pagãos” que comemoravam o Samahim, festa do início do Ano Novo celta, para a celebração católica.

E por volta do século IX teve início uma brincadeira chamada de “souling”, que quer dizer almejar. Era feita no dia primeiro de novembro, Dia de Todos os Santos, quando os cristãos iam de vila em vila pedindo os “soul cakes”, bolos de alma. Eram quadradinhos de pão com groselha. Por cada “soul cake”, o cristão deveria fazer uma oração para a alma de um parente falecido do dono da casa. Naquela época, acreditava-se que primeiro as almas iam para o limbo por um determinado tempo e que as orações as ajudavam a irem para o Céu mais rápido.

Talvez isso tenha a ver com novembro ser um mês de atmosfera sutil, em que os véus entre os mundos da matéria e do espírito se tornam tênues facilitando a comunicação entre ambos.

Novembro representa uma época de transição entre o velho e o novo. Como é para os celtas, que é o início de um novo ano. O lema desse mês é "purifique-se e prepare-se para novos desafios e mudanças pessoais em sua vida."



A imagem veio daqui.

4 comentários:

  1. Um novo ano heimmm. Novembro de desafios. É, tudo a ver. Quando criança, dia 1, era dia santo.
    um beijo

    ResponderExcluir
  2. Lembro que qd era criancinha pequenininha lá no alto de SANTA, meus pais não deixavam ouvir música, cantar, era mto silêncio e eu claro, achava uma chatice rs,sr,sr,sr,sr,sr mas graças a Deus tudooooo mudou e música gente é um remedinho p alma pq não ouvir, né mesmo?
    beijinsssssss p vcs queridinhas

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia Cecile!
    Hoje dia de homenagear nossos santinhos....
    Ah! Tenho tantos para agradecer ....tantos ....que hoje vou celebrar, indo a Missa para agradecê-los, todos, por serem o meu ponto de apoio,minha tábua de salvação e minha esperança.
    Novembro, mês da transição e de fazer um balanço das realizações e das novas metas para um novo ano.
    Que Deus e seus santos nos ilumine e nos proteja hoje, amanhã e sempre.
    Tenha uma linda segunda e com isso um ótimo dia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Eliane, novos desafios pois a colheita já foi feita. Agora é tempo de aproveitar seus frutos para depois iniciar um ano promissor. Assim te vejo!

    Rosana, como os costumes mudam. Como a vida é boa, rsrs. Música sempre. É muito bom. Nada de tristeza nesse dia. Afinal é o dia deles e início de um ano novo para as Bruxinhas do bem!

    Vera, também vou pensar neles pois ajudam a fortalecer a fé. E celebração lembra festa, que lembra alegria. Bom seria se todos tivessem esse espírito de início de ano, como é dia primeiro de janeiro.

    Boa segunda pra vocês e feliz ano novo!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana