domingo, 3 de outubro de 2010

Santo Dionísio ou Baco.

Hoje comemora-se Santo Dionísio, versão cristianizada do deus pagão Dionysus, divindade do vinho, da fertilidade e da colheita.

Um antigo ritual recomendava misturar vinho de uma safra anterior com o da atual e beber uma taça pedindo a cura dos males antigos e recentes.

Já Dionísio ou Baco, era o deus greco romano do prazer, da natureza selvagem, da expressão livre, das sensações e emoções, dos rituais, da renovação e regeneração.

Em Roma se comemorava o Festival de Baco realizado no dia 4 de outubro.

Baco, que quer dizer alto e arruaceiro, estava sempre acompanhado pelos sátiros e por um séquito de mulheres, chamadas de Mênades ou Bacantes. Os símbolos relacionados à este deus eram a hera, a videira, o vinho, a flauta, o tamborim e os címbalos.

Conta a mitologia que Dionísio antes de nascer, fora salvo da morte pelo pai, Zeus. O deus supremo da Grécia antiga o resgatou das chamas que consumiam sua mãe, Semele, e o escondeu em sua coxa até que ele se tornasse um adulto.

Perseguido por Hera, a esposa de seu pai, Dionísio vagou pelo mundo até que chegou à Índia, onde foi apadrinhado pelo líder dos sátiros, Sileno. Com ele aprendeu a usar a videira e também a hera, plantas que são tóxicas quando mastigadas, e que também simbolizam a imortalidade.

Ao retornar à Grécia, cruzou a Ásia em cortejos tumultuados com um bando de sátiros, bacantes e deuses. Não respeitava nenhuma lei ou tradição. Foi perseguido, reprimido, condenado e atacado onde quer que fosse. Por fim, foi aceito por Apolo em Delfos.

Dionísio era reverenciado como o deus capaz de remover todas as inibições. Era popular sobretudo entre as mulheres.

O culto à Dionísio influenciou outras culturas. Associado às danças, aos disfarces e ao uso de máscaras, esse Deus criou o teatro, o drama, a comédia e a sátira. Seu símbolo é uma bengala entrelaçada de hera.

Hoje ele é cultuado pelos wiccanos, além de ser considerado o Deus da Vegetação pelas seitas neopagãs. E o grande culto místico à Baco se resumia em vinho, música e dança.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

3 comentários:

  1. Vivendo e aprendendo muito por aqui.
    Bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Eliane!
    Uma boa semana pra ti com as bênçãos de Baco, deus da alegria também, e de São Francisco de Assis, comemorado amanhã!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. valeu pelo taleto pois em bom saber que nos estamos ledo essas historia....

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana