quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pérola da Lua.

A Pérola é um símbolo lunar. Está ligado à água e à mulher.

Desenvolve-se entre a concha e o manto das ostras ditas perolíferas ou perlíferas.

A Pérola tem um papel místico. Ela simboliza a sublimação dos instintos, a espiritualização da matéria. É rara, pura e preciosa.

Nasceu, segundo a lenda, pelo efeito do relâmpago ou pela queda de uma gota de orvalho na concha. Em ambos os casos, é resultado de uma ação celeste e a representação de um nascimento corporal ou espiritual.

Na Europa, a Pérola era utilizada na medicina para tratar a melancolia, a epilepsia, a demência etc. Mas no Oriente, suas propriedades afrodisíacas e de talismã predominavam sobre as outras. Se depositada num túmulo, por exemplo, dizia que tinha o poder de regenerar o morto. Talvez por isso, no Egito Antigo, era comum colocar perto dos mortos pequenos lenços cheios de Pérolas. Esse costume também foi encontrado na cultura indígena da América do Norte e também do México.

Na China, a pérola virgem tinha a atribuição de curar todas as doenças dos olhos. Os árabes também compartilhavam desse pensamento.

As Pérolas são provenientes dos mares quentes e muito salgados, onde aparecem na cor branca, rosa, cinza ou negra, em forma redonda ou de uma pêra. Por estarem ocultas no interior das conchas, tornaram-se o símbolo do conhecimento velado e da sabedoria esotérica.

Quando formam um cordão ou nas contas de um Rosário, as Pérolas simbolizam a unidade cósmica do múltiplo, a integração dos elementos.

Para os gregos, a Pérola era o emblema do amor e do casamento. Elas representam o princípio Yin. É o símbolo da feminilidade criativa.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

4 comentários:

  1. Eu adoro pérolas. Não sabia que elas tinham a ver com a lua. mas pensando bem, o brilho delas tem tudo a ver.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Cecile. No meu livro "Atraídos pelo Amor" escrevi um conto que se chama "A Pérola."
    Tem sido um dos mais elogiados. E é um dos meus preferidos.
    Leia.
    Como Hely tb adoro pérolas. E aprendi mais um pouco sobre elas.
    Boa sexta.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Cecile!
    Ao completar 30 anos de casada sugeri ao meu marido (afinal são bodas de pérola) que gostaria de um colar de PÉROLAS. Sabe, ele entendeu perfeitamente me deu não só o colar mas os brincos , pulseira e anel, muito lindas. Uso-as em ocasiões de grande alegria e festivas. Acho-as vivas, afinal são o produto da dor de uma molusco a ostra reagindo contra uma agressão. Amo estas pedras e me pego às vezes mexendo nelas para tomem um pouco de ar e do meu olhar.
    Agora aprendi que elas simbolizam a unidade cósmica do múltiplo, a integração dos elementos e principalmente que simbolizam o amor e o casamento.
    Vale muito fazer 30 anos de casamento.
    Bjs perolizados para você nesta sexta.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!
    Hely, na China Antiga observava-se uma mutação das pérolas semelhante às fases da lua. Dizia-se também que as pérolas tinham o mesmo brilho da lua. (na verdade, tem).

    Eliane, acabei de ler seu conto. Que lindo! Incrível como a vida é. A história de Lia, o momento difícil que ela passava veio de encontro com a pérola. Não existem coincidências. Acabei de aprender também um pouco mais sobre essa jóia! Recomendo "Atraídos pelo amor", de Eliane Furtado.

    Vera, parabéns pelas suas bodas de pérola! Lembrei agora que tem um filme infantil que a pérola é o símbolo do compromisso entre duas pessoas (no filme são peixinhos apaixonados, rsrs). É como se fosse um anel de noivado. Mas é muito mais porque a "amada" guarda a pérola para sempre. Depois vai passando de geração pra geração.

    Quem puder, ainda esta noite, dar uma olhadinha para o céu... a lua está uma verdadeira pérola. Coincidência post e lua ?!?! rsrs. Beijos e bom final de semana!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana