quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Nosso Lar!

O livro Nosso Lar foi psicografado pelo médium Chico Xavier em 1944. De acordo com o espiritismo, o livro foi ditado pelo espírito de André Luiz.

André Luiz teria sido um médico sanitarista brasileiro que morou no Rio de Janeiro na sua última existência terrena. Algumas pessoas dizem que ele foi o sanitarista Carlos Chagas. Também há quem diga que foi um renomado neurologista chamado Faustino Esposel.

O Nosso Lar é um dos mais bem sucedidos livros da obra psicográfica de Chico Xavier. É um romance que conta a trajetória do médico após sua morte na terra. No primeiro momento, André Luiz desperta numa outra dimensão, uma espécie de zona de sofrimento chamada de Umbral. É como se fosse o purgatório.

Depois é resgatado por uma equipe socorrista que o leva pra uma cidade que estaria situada acima do planeta Terra. Nessa cidade vivem espíritos que entre uma encarnação e outra passam por aprendizados e também executam trabalhos fraternos.

Dirigido por Wagner de Assis, o filme custou R$ 20 milhões. Entre os atores do elenco estão Othon Bastos, Paulo Goulart, Ana Rosa e Renato Prieto como André Luiz, entre outros.

Um detalhe interessante a respeito da exibição do filme é que numa reunião ocorrida num centro espírita, no Rio de Janeiro, no início de setembro/10, quando o filme foi lançado, a Espiritualidade presente revelou que “falanges (de espíritos) se preparam para descer à Terra e atuar durante cada sessão em que o filme passar...” E mais, que tratamentos espirituais seriam realizados também durante a sessão, assim como desligamentos de processos obsessivos.

É como se o público que fosse assistir ao filme, recebesse um passe espiritual durante o mesmo. Quem é espírita não deve deixar de assisstir ao filme. E quem não é, deve ver também para conhecer um pouco a filosofia do espiritismo.

4 comentários:

  1. O livro é ótimo, recomendo. O filme não vi e não quero ver. Dizem que deixa a desejar.
    Neste periodo que vivo, prefiro me afastar um pouco da ficção. Mas o livro é ótimo.
    Aliás, foi um privilégio passar uma semana com Chico e familia, em Uberada, nos anos 80.
    Oportunidade dada pela nossa Manchete. bj

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Eliane!
    O livro é sempre mais rico seja em detalhes, nuances, perfis de personagens... mas o filme é muito bom, está bem feito. Tanto que o umbral é terrorífico, rsrsrs.
    Uma semana com Chico em Uberaba! Que bênção! Que privilégio! Tempo bom, não.
    Beijos e boa quinta pra ti!

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite Cecile!
    Nãoli o livro, assisti o filme e como eu assistia a novela " Escrito nas Estrêlas", comparei algumas cenas e fiquei intrigada.... Preciso ler mais, pois sou muito pouco informada sobre o assunto. Assisti também o filme sobre a vida de Chico Xavier e achei fraco, a obra dele, acredito que foi e é muito maior.
    beijos de quinta, cansativa e quente.

    ResponderExcluir
  4. Olá Vera!
    Com certeza uma hora e pouco de filme não dá para passar todo o recado do espiritismo. Mas o que importa é que a essência dele tenha tocado as pessoas.
    A mensagem maior, que eu vejo, é sobre a existência de vida depois da morte.
    Caso você tenha alguma dúvida, pode perguntar. E se não estiver ao meu alcance, tenho quem saiba.
    Um beijo e boa noite pra ti!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana