domingo, 31 de outubro de 2010

Halloween, Trick or Treat?

A origem do Halloween remonta quase três mil anos de história. Começou com os celtas que nesse dia celebravam o Samhain. Ele era realizado na noite do dia 31 para o dia primeiro de novembro.

Samhain era um sabbat, como eram chamados os dias de rituais, que representava o final de um ciclo e o prenúncio de um novo. Era a passagem do Ano Novo Celta e também o terceiro e último festival da colheita, no Hemisfério Norte.

Por ser de origem pagã, a celebração desse dia foi muito condenada na Europa durante a Idade Média. Seus adeptos eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. E acabou ficando conhecida como Dia das Bruxas.

E a Igreja para tentar “apagar” as influências pagãs ainda mais, cristianizou a data criando o Dia de Todos os Santos para o dia primeiro de novembro. E mais tarde, o dia de Finados para o dia seguinte, 2 de novembro.

Há muitas histórias a respeito, mas a mais coerente é que partir daí tenha surgido na cultura celta a história de que os espíritos dos mortos saíam de suas tumbas para assustá-los. Com a finalidade de impedi-los, os celtas se adiantavam e colocavam objetos assustadores nas soleiras das suas casas primeiro. A história de Jack da Lanterna também teria surgido por volta dessa época

No século XIX, imigrantes irlandeses que teriam ido para os Estados Unidos, levaram esse costume para lá. Mas foram adaptando-os ao seu jeito e deram-lhe o nome de Halloween. Esse nome é uma corruptela de “All Hallows Even”, que significa noite das pessoas santas.

O Halloween acabou se tornando uma das festas mais populares nos Estados Unidos. Até os desenhos animados infantis fazem histórias com esse tema pois é um grande sucesso entre as crianças.

Mas o que interessa mesmo às crianças de hoje nessa festa, são os doces que ganham. Fantasiadas “assustadoramente”, elas batem de porta em porta na noite de Halloween perguntando aos donos da casa: travessuras ou gostosuras? Se eles não lhes derem balas, chocolates ou doces, elas vão fazer alguma travessura.

Hoje a noite é mágica. Muitos adeptos se reúnem para celebrar a data. E muitos simpatizantes também a comemoram. Aproveite essa energia e mentalize o fim de um ciclo em sua vida e o início de um novo. Blessed be!

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

3 comentários:

  1. Bommmm diaaaaa querida, eu como BRUXINHA DO BEM vou fazer um lindoooooo SOPÃO AZULLLL p servir aos meus convidados hoje aliás, tudo por aqui está muitooooo AZUL, O CÉU, A VIDA, A ENERGIA QUE ESTÁ NO AR!
    Acho esta festa o maior barato e adoraria sair p aí hoje vestidinha de BRUXINHA DO BEM e ganhar muitooossssss docinhos trs,sr,s,sr,rs,rs...lindo dia p vc e para seu pequerrucho, mtos docinhos e um dia mto felizzzzz!

    DRAGÃO AZULLLLLLLLLL

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Bruxinha!
    Lindo dia, não!
    Um bom dia cheio de mágica pra ti também.
    Qualquer dia vou experimentar esse sopão, rsrs!
    Beijos beijos!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana