terça-feira, 12 de outubro de 2010

Aparecida, Padroeira do Brasil.

A história da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida da Conceição, começou por volta de 1717, quando a imagem da Santa foi encontrada no rio Paraíba do Sul, no dia 12 de outubro. De lá para cá, a devoção foi crescendo e milagres acontecendo.

Da residência de um dos pescadores, a imagem foi para um oratório. Mas não deu vazão à peregrinação dos fiéis. Foi preciso construir uma capela para a Santa. Da capela à primeira Basílica que ficou pronta em 1888. Depois, a construção do Santuário atual que ficou pronto em 4 de julho de 1980, consagrado pelo Papa João Paulo II em visita ao Brasil como o maior santuário mariano do mundo.

A vida em torno da imagem de Nossa Senhora Aparecida cresceu de tal forma, que o vilarejo que abrigou a imagem desde o início, se transformou em Município de Aparecida/SP em 1928.

Em 1930, o Papa Pio XI a proclamou Rainha do Brasil e sua Padroeira oficial. Mas só em 1980 que a República Federativa do Brasil a reconheceu oficialmente como padroeira do Brasil e decretou feriado o dia 12 de outubro.

O primeiro milagre que se tem notícia aconteceu em 1733. Duas velas que iluminavam a santa, durante uma missa, de repente se apagaram. Quando foram acendê-la, nem precisou. Pois sozinhas acenderam por si mesmas.

Outro milagre conta-se que foi com um escravo, por volta de 1850. Ele estava acorrentado e ao passar com seu feitor pela frente da igreja, pediu permissão para se ajoelhar e rezar. Pedido concedido, após a reza fervorosa, suas correntes se soltaram.

Uma outra história interessante aconteceu quando um cavaleiro vindo de Cuiabá quis desafiar a fé dos devotos. Procurou entrar com seu cavalo igreja a dentro. Mas eis que a pata do animal ficara presa numa pedra da escada da igreja (Basílica velha), vindo a derrubá-lo. Não lhe restou outra coisa senão pedir perdão e se tornar devoto.

Os milagres são muitos. Há o de uma menina cega que caminhava às margens do Rio Paraíba do Sul quando de repente ela fez um comentário a sua mãe: “Como é linda esta Igreja (Basílica velha)”. Desse momento em diante, ela passou a enxergar.

Se você não pode ir até Aparecida, mas gostaria de comungar com essa energia, entre no link da Capela Virtual. Você poderá acender uma vela, rezar um terço, solicitar uma missa, meditar entre outras coisas.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio
daqui.

6 comentários:

  1. Eu já fui lá. NO SANTUÁRIO.
    Amo Nossa Senhora. Todas elas.
    Mas para mim elas todas são uma só. São?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Cecile!
    Que Nossa Senhora te abençoe e proteja!.
    Toda mãe tem um pouco de Nossa Senhora...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Eliane, Vera!
    Eliane, deve ter sido uma emoção muito grande.
    Mas todas elas são uma só. Tem até uma música de Roberto Carlos chamada Todas as Nossas Senhoras. Link youtube http://youtu.be/8OMWQRJW1p8
    A diferença está apenas no título.

    Vera obrigada, desejo o mesmo para vocês.
    Desejo também que hoje o povo brasileiro tenha sido tocado por esse amor e a vibração tenha contribuído para trazer um pouco mais de paz ao mundo.

    Um beijo e que Nossa Senhora olhe por vocês.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana