sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A Abóbora Mágica.

Essa é a época do ano que a famosa Abóbora do Halloween entra em cena. Halloween, que acontece dia 31/10, é uma festa popular onde bruxas (as feias), monstros, vampiros e tudo o que é assustador fazem parte do "elenco".

Sua origem é meio controversa. Mas dentre as lendas, existe uma que diz que um homem chamado Jack, após morrer, não conseguiu entrar no Paraíso por ter sido muito sovina durante sua vida. E quando chegou às portas do Inferno, também lhes foram negadas porque enquanto estava vivo enganou o chefe do submundo.

Como não tinha para onde ir, teve que vagar na escuridão até o dia do Juízo Final. Mas conseguiu, por clemência, obter um carvão em brasa que para conservar sua luz o colocou no buraco de um nabo. Passou a ser chamado de “Jack da Lanterna”.

A idéia de usar o nabo nesse dia surgiu com os Celtas, na Irlanda. Quando os irlandeses chegaram aos Estados Unidos, não encontraram nabos suficientes para reproduzir o efeito desejado. Optaram pela Abóbora, pois esta havia em abundância. A substituição foi feita e hoje ganhou o mundo.

Também há histórias que falam em Abóboras como máscaras. Pois as pessoas que precisavam sair à noite, durante o Samhain, festa celta que celebra a morte e o renascimento, a utilizavam. A máscara teria o poder de afastar os maus espíritos. E as Abóboras iluminadas também eram colocadas nas janelas em frente à porta de entrada para proteger toda a casa.

Em algumas sociedades africanas, as sementes da Abóbora são associadas à inteligência. Mas também são tidas como um símbolo de abundância e fecundidade.

Para os Taoístas, é o símbolo da regeneração. O alimento da imortalidade.

Nas civilizações Asteca, Inca e Maia a Abóbora era parte da base da sua alimentação. Pois é um fruto rico em vitamina A, além de fornecer vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo. Tem poucas calorias e é de fácil digestão.

O Halloween está próximo. É uma boa oportunidade para comungar com essa energia que contagia parte do mundo. Mesmo com enfeites horripilantes, a intenção é boa: afastar os maus.

Faça uma receita de culinária com Abóbora e mentalize aberturas de caminhos e proteção para energias negativas.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

3 comentários:

  1. A festa está pegando no Brasil não é?
    Nos Estados Unidos ela é muito divertida.
    Ontem fui convidada para uma aqui no meu bairro.
    O que mais gosta mesmo é da abobóra. Tenho medinho de bruxas. ksksksks
    Bom dia querida, boa sexta, bom finde, e até domingo.

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Cecile!
    Realmente a Eliane tem razão já há festas de
    Halloween até nas escolas de educação formal, antes havia nas escolas de idiomas Aqui no meu condomínio haverá festa organizada pela síndica. Casa como pontos de entrega de guloseimas outras com temas assutadores para " pegar os pequenos" enfim estamos americanizados... e preparados com muitos doces para evitar as travessuras.
    Quanto as abóboras prefiro-as na panela num bom doce ...
    Bjs doces .

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Eliane e Vera!
    Eu também gosto de abóbora, principalmente doce.

    Eliane, as bruxas de hoje são boazinhas e até simpáticas, rsrsrs. Não tenha medo, rsrs. Vá a festa, se puder!

    Vera, essa síndica deve ter um espírito bem agregador, muito legal. Curta bastante o dia das gostosuras e travessuras.

    Bom final de semana pra vocês e bom halloween! Beijos!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana