sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Libra e o mito de Astrea.

A primavera chegou e trouxe com ela, além do Sol, a Constelação de Libra.

Seu símbolo é uma balança, portanto imprime justiça, prudência e equilíbrio. Sua função corresponde à pesagem dos atos.

Este signo tem profunda relação com a deusa grega Astrea, senhora das estrelas e dos planetas, que personificava a inocência, a perfeição e a justiça.

Conta a lenda, que esta deusa, filha de Júpiter e Têmis, vivia entre os humanos aconselhando-os e dando-lhes noções de leis e de justiça. O momento histórico era a Idade do Ouro, quando a primavera era eterna e os homens viviam em harmonia com os deuses. Mas com o passar dos tempos, os homens tornaram-se gananciosos e passaram a negligenciar suas obrigações com as divindades, pois acreditavam ser donos do próprio destino.

Zeus ficou irritado com a prepotência dos mortais e resolveu dar-lhes um castigo. Findou a Idade do Ouro. Começaria a Idade do Ferro, e com ela, as guerras.

Ao ver o comportamento dos humanos e os castigos que o deus dos deuses os impunha, Astrea se refugiou nas montanhas. Mas decepcionada com a humanidade, abandonou definitivamente a Terra e o convívio com os mortais indo se imortalizar na Constelação de Virgem sendo que sua balança se transforma na Constelação de Libra, à frente da sua para mostrar aos homens que o mundo é regido por leis e que tudo deve ser ponderado, as ações devem ser pesadas em contraponto com as consequências.

Num primeiro momento, os pratos podem parecer indecisos, mas estão em busca do equilíbrio. Nesse ponto central, as forças contrárias se anulam surgindo um mundo de cores suaves, de um universo refinado sob o elemento Ar. Aliás, o elemento que representa este signo é a brisa.

Na iconografia cristã, a balança é segurada por São Miguel, o Arcanjo do julgamento; também é a balança do julgamento evocada no Corão; no Tibete, os pratos da balança são destinados à pesagem das boas e das más ações dos homens, preenchidos de pedras brancas e pretas respectivamente, entre outros.

A Constelação de Libra aparece com o Equinócio da Primavera. É quando dia e noite têm a mesma duração, o que representa um equilíbrio entre ambos.

É o sétimo signo do Zodíaco e o único que não possui um ser vivo para lhe representar. Apenas a balança e a determinação pelo equilíbrio de seus opostos.


A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.
A imagem 3 veio daqui.

7 comentários:

  1. Perfeito. Um post com a proteção de libra para uma libriana especial.
    Cecile, deixo aqui minhas orações, meu carinho, meu desejo sincero que sua caminhada não tenha espinhos. Não tenha mesmo. Sei que não é tão simples, mas é possível. Há pessoas abençoadas e vc é uma delas.
    Parabéns Libriana e tenha um dia dos Deuses.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNSSSSSSSSSS PRA VC, NESTA DATA QUERIDA, MTASSSSSSSS FELICIDADESSSSSSSSS MTOSSSSSS ANOS DE VIDAAAAAAAAAAAAA, SAÚDEEEEEEEEEEEEEE, AMORRRRRRRRRRRRRRR PAZZZZZZZZZZZZZZZZ!
    BEIJINHOSSSSSSSS MTO CARINHOSOS P VC FADINHA ESPECIAL , fico mto feliz por ter encontrado uma pessoa como vc e que nossa amizade seja para TODO O SEMPRE AMÉMMMMMMMMMMMMMMM!
    tENHA UM DIA MTOOO FELIZZZZZZZZZ!

    ResponderExcluir
  3. Eliane, Rosana... amigas queridas!
    Obrigada de coração pelas palavras de carinho, pelos votos sinceros... Ter vocês por aqui não tem preço!
    Beijos, fiquem com Deus e um lindo dia também pra vocês!

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde Cecile!
    Feliz Aniversário!
    Que esta data te traga mais alegrias, saúde, que só sentimentos bons e bons pensamentos te circundem e que ela seja um marco positivo dentro da nova idade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. AGAINNNNN:
    PARABÉNSSSSSSS PRA VOCÊ
    NESTA DATA QUERIDA
    MTAS FELICIDADESSSSSSSS
    MTOSSSSSSSSS ANOSSSSSSSSS DE VIDAAAAAAAAA, VIVA A CECILEEEEEEEEE, VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

    ResponderExcluir
  6. Olá Vera, obrigada. Tenho sorte de estar cercada de pessoas queridas e amigas como vcs.

    Rosana, again!!!! Como é que é o som de apagar a vela do parabéns? Pois é, acabei de assoprá-la, rs. Vc é imperdível, obrigada!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana