domingo, 12 de setembro de 2010

Hybla, Deusa da Terra.

Hoje na Sicília, região da Itália, é dia de Hybla, a Deusa da Terra.

Na literatura e poesia clássicas, Hybla é um adjetivo relativo a mel.

O Hybla era o nome de um monte da Sicília, famoso no Mundo Antigo pelo perfume de suas flores e a excelência de seu mel.

Nas mitologias da antiguidade, as montanhas eram consideradas lugares sagrados. Existia a conotação do divino que se desprendia do corpo material da montanha. Lugar de morada da divindade relacionada.

Na Grécia, os deuses mais importantes eram os que residiam no monte Olimpo, por exemplo. Zeus nasceu no monte Ida, e Dionísio foi criado no monte Niza. Diana, deusa dos romanos, era homenageada nas montanhas. E no monte Hybla, adorava-se a deusa de mesmo nome.

Com isso, as elevações rochosas acabaram ao longo dos séculos, assumindo significados profundos. Na carta de número 21 do tarô cigano, por exemplo, representada por uma montanha rochosa, simboliza a força, o equilíbrio, a perseverança, a justiça. A imagem transmite a ideia do que é eterno e imutável. Por isso a associação com a justiça, que nada pode mudar e cujos princípios são eternos.

A mensagem dessa carta num jogo cigano é que se ela aparecer perto da carta que representa você, mostra o alcance de seus objetivos. Se aparecer longe, é sinal de perda do que já foi conquistado em sua vida. O número 21, é retratado também como o Universo.

Em determinado momento da história, as montanhas eram vistas como pilares que sustentavam o Céu. E nessa conexão da qual existia um fluxo entre a terra e o céu divino, estava a deusa Hybla, considerada precursora da humanidade, trazendo em si a sabedoria do tempo. É a deusa que pode tirar as nossas dúvidas sobre o momento certo de fazer uma determinada coisa.

Se precisar de uma resposta para saber em qual momento agir, fique atento às coincidências que acontecerão com você nesse dia. Pode ser Hybla lhe mandando um recado.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

2 comentários:

  1. Boa tarde Cecile!
    Vou prestar bastante atenção hoje,na Deusa da Terra, já que ela pode tirar dúvidas sobre realizar ou não determinada coisa (tarefa). Pretendo fazer umas reforminhas na casa.... vou ver se tenho a sensibilidade em saber ouví-la.
    Bjs de domingo frio...frio e chuvosos aqui no sulll.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Vera!
    A vida é uma grande teia muito bem engendrada. Se a gente souber se harmonizar internamente, a gente consegue ouvir os recados de fora porque tudo acaba fluindo de uma forma tão natural que a gente nem percebe essa trama.

    Beijos e boa noite pra ti. Aqui no Rio fez sol, mas com um ventinho frio.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana