quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Duendes & Gnomos.

Os duendes são personagens da mitologia européia. São seres elementais como as fadas.

São espíritos da natureza geralmente ligados a uma área específica, como uma clareira ou cachoeira.

Os tibetanos também crêem nessas criaturinhas. E hoje, no Festival das Águas, eles homenageiam os duendes das águas e dos regatos, acreditando que eles trazem boa sorte quando são lembrados nesse dia.

Em algumas lendas, diz-se que esses pequeninos tomam conta de um pote de ouro no final do arco-íris. Mas se forem capturados, podem comprar a liberdade com esse ouro. Há lendas que dizem também que este ouro é falso. Para enganar os humanos eles fabricariam uma susbtância parecida com ouro, que desaparece algum tempo depois.

Na mitologia irlandesa, eles medem mais ou menos 30 cm e atendem seus desejos.

Atualmente, são representados como seres de cor verde e parecidos com crianças. E com o espírito de sapecas, adoram pregar peças nos humanos.

Mas não confunda Duendes com Gnomos. Há quem diga que Gnomos são seres de carne e osso e que moram embaixo da terra. Em outras referências, vivem em minas e cavernas e são guardiães dos tesouros ocultos.

Diz-se também que os Gnomos passam a noite trabalhando e se divertindo. Eles têm sua própria linguagem e se comunicam por telepatia quando querem.

Os Gnomos simbolizam os seres invisíveis que, por inspiração, intuição, imaginação e sonho, fazem visíveis os objetos invisíveis. No psiquismo, representam a alma do homem como lampejos de consciência, de iluminação e de revelação.

Enquanto os Duendes vivem sobre a terra cuidando dos jardins, das florestas e das cachoeiras, os Gnomos vivem dentro da terra cuidando dos minerais preciosos como ouro e cristais.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui
.

7 comentários:

  1. Bom dia ELiane...
    são fofos, não!
    mas dizem que não devemos contrariá-los pois adoram esconder nossos objetos. Ficamos loucos a procurá-los. Só nos devolvem quando os agradamos, rsrsrs. Ah, histórias...

    Beijos e boa quarta, que se recupere logo logo.

    ResponderExcluir
  2. Bonjourrrrrrrrrrr queridaaaaaaa, gnomos, duendes sou fascinada por eles e suas historinhas e qd some alguma coisa p aqui fico brincando e dizendo: quero saber QUEM foi o sapequinha q escondeu e faça o favor de trazer de volta, viu?r,sr,rs,sr,sr,sr,sr isto qd não peço a SÃO LONGUINHO de quem sou FÃ nº1, sempreeee me socorre tb e depois PULO, GRITO e agradeço muitão!
    Qd eu era bem pqnininha haiva um programa chamado HISTÓRIAS MARAVILHOSAS BENDIX(marca de maq. de lavar mto famosa na época) e eram filmes infantis maravilhosoooossssssssss , até hoje me lembro de um onde um grupo enormeee de gnomos/duendes jogavam boliche e qd derrubavam tudo vinham os TROVÕES, eu achava o máximooooooo pensar que aquele barulhão eram as garrafinhas caindo, como é bom ser criança, acreditamos em tudooooo, né mesmo?
    Bom dia queridas e que os gnominhos e duendizinhos sumam pra sempre com nossos probleminhas rs,sr,rs,rs,sr,sr inté belezuras

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Rosana!
    Você também conversa com eles, rsrsrs!
    Depois que expulsei os meus gnomos de casa (aqueles do mundo verde), e os coloquei no jardim, nunca mais perdi minhas chaves, rsrsrs. Acho que estavam querendo mesmo ficar junto da natureza.

    Beijos e boa noite pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Qual devo colocar no meu jardim? Me dê o nome.

    ResponderExcluir
  5. Olá Eliane!

    Para saúde tem uns três:
    Duende Hershey (nome de chocolate, srsrsrs): para doenças físicas, espirituais e psíquicas.

    Duende Oldh: que alivia os males de dor de cabeça e problemas estomacais.

    Gnomo Mobarack: é o gnomo que conhece todos os poderes mágicos-alquímicos deste planeta. Possui um grande poder energético e ao ser chamado, vem imediatamente desferindo luz para as partes doentes de nosso corpo. Diz que é bom nessa hora ter nas mãos uma pedra de cristal de quartzo.

    Mas dizem que é o duende ou o gnomo que escolhe o seu dono. Não somos nós. Portanto, se vc passar por uma loja que tenha alguns para vender, entre e olhe bem nos olhinhos deles. Aquele que piscar o olho para ti, é seu.

    Beijos e que vc encontre um duende amigo e companheiro dos momentos difíceis.

    ResponderExcluir
  6. Histórias Maravilhosas Bendix agora no DVD(anos 60/70 na tupi)http://filmedecinemars.blogspot.com/2011_02_01_archive.html

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana