quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Dana, a Mãe dos Deuses.

Hoje é o primeiro dia do Festival de Dana, uma deusa celta. As comemorações, duram três dias.

Essa deusa é reverenciada em 3 aspectos: amor, coragem e sabedoria – a Donzela, a Mãe e a Anciã.

Conhecida também como Danu, é a maior Deusa Mãe da mitologia celta. O nome Dan significa conhecimento. Ela garantia a seus fiéis a segurança material, a proteção e a justiça.

Segundo uma lenda, Dana nasceu em um Clã de Dançarinos que viviam ao longo do rio Alu. Num sonho que teve, viu seu povo numa barca sendo levado por mares e rios até chegar numa ilha onde deveriam construir um Templo que assegurasse a paz e a abundância. Dan relatou então seu sonho ao conselho e a grande viagem se concretizou.

O rio Danubio tem esse nome porque foi no vale deste Rio que a civilização Celta se originou. Dana vem de Danuia ou Dannia.

Então aproveite a energia desse dia e acenda três velas para a Tríplice Deusa. Uma branca para a Donzela, uma rosa para a Mãe e uma amarela para a Anciã, diante de um incenso de rosa mística. Peça à esta Deusa que lhe acompanhe em seus três aspectos dando-lhe a coragem da Lua Crescente, o amor da Lua Cheia e a sabedoria, virtude e magia da Lua Minguante.

4 comentários:

  1. Bom dia Cecile, esta explicação do Danubio eu desconhecia.
    Amor, coragem e saedoria-pilares do que precisamos no dia a dia de guerra.

    ResponderExcluir
  2. Eliane, bom dia!
    Eu também não sabia dessa origem do nome Danúbio. E nós falamos dele outro dia no seu blog, rsrsrs. Ele significa: Doado por deuses. E Dana, é a mãe dos deuses.
    O que acho interessante é que nossa vida, nosso dia-a-dia está impregnado de esoterismo sem sequer nos darmos conta disso. Símbolos, utensílios, palavras, templos, anjos...
    Somos todos esotéricos, rsrsrs.

    Beijo Eliane !

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Cecile!
    Lindo o post de hoje.
    Proteção, justiça, segurança material precisamos muito...
    Agora, lua crescente muita coragem para enfrentarmos o nosso dia a dia...
    Muito amor para daqui alguns dias...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Vera!
    A mitologia com suas histórias, lendas, arquétipos sempre tem algo a nos ensinar e a nos encorajar também, não é.

    Estamos num período da lua,desde o dia 15/09, em que ela nos estimula a sair em busca pela verdade para que compreendamos a situação. No dia 19, ela vai nos ajudar a romper hábitos do passado e a substituí-los por um conjunto de novas ideias.

    O novo poderá lhe dar uma força a mais para enfrentar seus desafios diários dos próximos dias. Quanto ao amor, tenho certeza que ele chegará na medida certa!

    Uma boa sexta pra ti!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...