terça-feira, 3 de agosto de 2010

Dia do Padre dos Padres.

Hoje comemora-se o dia internacional do padre. Quatro de agosto é dia de São João Maria Vianney, o padroeiro dos padres.

Ele ficou conhecido como cura D’Ars, em razão de ter exercido o sacerdócio por mais de quarenta anos num povoado francês chamado Ars-en-Dombles.

Era um camponês de mente rude e tido também como um alienado. Desertou do exército napoleônico sem entender a gravidade de seu comportamento. O fez apenas porque não conseguia acerta o passo com o seu batalhão. Depois quando entrou para o seminário teve dificuldades de acompanhar os estudos de filosofia e teologia. Seu próprio mestre conversando com o Vigário Geral comentou: - É uma lástima porque é um modelo de piedade. Ouvindo isso o Vigário exclamou: - Então eu o promovo e a graça de Deus fará o resto.

Foi ordenado em 1815 mas sem autorização para confessar, pois era considerado incapaz de guiar os fiéis. Um ano depois ele foi para Ars como vigário capelão, e depois veio a ser vigário ou cura. O interessante é que quando ele foi para esse povoado, de apenas 230 habitantes, existiam quatro hospedarias com bastante movimentação e contra a qual o jovem cura começou a trovejar do seu púlpito. Eis que poucos anos depois, Ars estava completamente transformada. As Tavernas estavam desertas e a Igreja povoada.

Ele tinha uma severidade que jamais se separava de uma incomensurável bondade e generosidade. Possuía apenas uma batina e se preciso fosse dava seus sapatos e meias se encontrasse um necessitado pelo caminho. Mas foi no confessionário que viveu intensamente seu apostolado. Ficava às vezes até 18 horas diárias ajoelhado. Nos últimos anos de sua vida a fama de confessor alcançou cidades vizinhas. Eram mais de 200 peregrinos por dia à procura da confissão em Ars.

Diz-se que ajoelhado em seu confessionário, João Vianney lia a alma das pessoas como se estivesse diante de um livro aberto e anunciava acontecimentos para elas. Também era capaz de adivinhar aquilo que perturbava a consciência das pessoas. Suas faculdades extraordinárias estavam condicionadas à fé cristã e à vida sacramental. Não estaria ele predizendo o futuro, mas manifestando o projeto de Deus para determinada pessoa.

Ele morreu aos 73 anos em 1859 e Ars, desde o início do século passado, se transformou em local de peregrinação. Foi canonizado pelo papa Pio XI em 1925 e declarado padroeiro dos párocos de todo o mundo em 1929.

João Maria Vianney é a personificação do provérbio “O Senhor não chama os capacitados, mas capacita os escolhidos”.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

4 comentários:

  1. Cecile , bom dia. Talvez nos próximos dias fique um pouco ausente daqui. Mas voltarei breve.
    Eu não sabia que padres tinha um padroeiro. E olha que estudei em colégio católico.
    Agora tenho um comentário a fazer sobre a fase final do texto. A palavra escolhido é uma das minhas preferidas. Dizem que todos os profissionais de oncologia são "escolhidos" pelas mãos de Deus. Não é lindo.
    E agora para movimentar um pouquinho, a gracinha do meu clínico ontem: desculpe o abuso mas não resisto.
    Sabe qual é a diferença de namorar (substitui) um padre e o marido?
    O padre é pecado e o marido , milagre!
    ksksksks
    Bom dia. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Eliane.
    Eu também não aprendi isso no colégio católico que estudei. Talvez por não ter sido um padre como os outros, intelectual, ter o dom da oratória etc, pode ter sido discriminado veladamente ao longo desses anos todos.

    Para se ter uma ideia, por duas vezes ele tentou fugir da cidade de Ars, pois achava-se indigno de ser vigário. Queria ir para um mosteiro. Foi em 1843 e 1853. Mas o povo de Ars conseguiu alcançá-lo e o trouxeram de volta.

    Não sabia desses "escolhidos" e nem conhecia essa gracinha, rsrsrs.

    Eliane, vou estar aqui torcendo por você. Que Deus ilumine não só os ecolhidos, mas todo o caminho que você percorrer.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Vou precisar de trocida redobrada Cwecile. De vc e todos os deuses deste Blog. Não só por SP, mas especialmente pela consulta que tive pela manhã e pelo que ouvi que terei que passar.]
    Sempre contando com estas lindas energias, me despeço dizendo que o meu padre preferido é Frei Antonio, da Igreja do Leme.
    beijo.

    ResponderExcluir
  4. Frei Antonio, Nossa Senhora da Penha e todos os seus protetores, vou pedir a eles também por você.
    Não desanime.
    Um beijo, Eliane.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana