sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Bast, a Deusa Gato.

Hoje é celebrado no Egito a Deusa Solar com cabeça de gato.

Também chamada de Bastet, ela era guardiã das casas, defensora de seus filhotes e representava o amor maternal.

Era uma deusa amante da música, da dança e principalmente da alegria.

O Templo de Bast mantinha gatos que quando morriam eram embalsamados numa grande cerimônia. E se alguém matasse um gato, recebia sentença de morte. Para os Egípcios, ele era um animal sagrado e inteligente.

O gato preto, por exemplo, era especial ter um em casa. O símbolo desse animal era utilizado até pelos médicos egípcios pois anunciava o poder de cura que esse profissional trazia.

Nas sociedades primitivas era comum o homem endeusar animais. Na realidade, o homem era dominado pelo mundo que o cercava. Como ele não tinha conhecimento temia a tudo. Mas com o passar dos tempos ele foi adquirindo experiência e aprendendo não só a enfrentar as forças da natureza mas também a interagir com elas.

Seus deuses passaram por um processo de transição. Abandonaram a forma animal e assumiram a humana. No caso dos egípcios, a Deusa Bast é um exemplo. Os aspectos da natureza, do animal e do homem estavam interagindo numa divindade.

Bast estava associada aos poderes criativos do Sol e também à Lua, no seu aspecto escuro representando a Lua Nova. Ela retribuía com vingança todos aqueles que matavam seus protegidos, os gatos. E tinha como inimiga, as serpentes. Era também considerada Deusa do fogo, da fertilidade e da intuição.

Nas várias civilizações da história, o gato assumiu múltiplos significados. Na tradição Celta, por exemplo, ele teria nove vidas. Mais tarde, na Idade Média, passou a ter apenas sete vidas. Era associado também ao mundo da magia e das bruxas. Mas na Cabala e no Budismo, ele representava sabedoria, prudência e vivacidade.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio
daqui.

6 comentários:

  1. Bom dia. Nunca ouvi falar em Deusa com cabeça de Gato. Quanto mais vivo, mas aprendo.
    como está você?
    Um beijo de sexta. Estou aproveitando minha hora do recreio.Semana que vem...shiiiiii depois conto.

    ResponderExcluir
  2. BOMMMMMMMMMMMMMMMMM DIAAAAAAAAAAAAAAAA querida Cecile, hoje como vc sabe é O DIA e esta DEUSA tem mto a ver comigo, né mesmo?

    "Também chamada de Bastet, ela era guardiã das casas, defensora de seus filhotes e representava o amor maternal." - Óia eu!

    "Era uma deusa amante da música, da dança e principalmente da alegria." VIXIIIIIIII tudo a ver comigo rs,sr,sr,sr,rs,rs...estou dançando desde cedim, cedim e cantando PARABÉNS p mim rs,sr,rs,rs,rs,sr,sr,sr...

    Que o dia de vcs sejam tão maravilhoso como será o meu com certezaaaaaaaaaaaaaa, milllll beijinsssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Eliane,
    As associações não param no gato. Tem deuses com cabeça de leão, de águia, falcão, serpente, aranha, elefante, rsrs, louco, não!

    Recreio! Tem lanchinho mirabel? Nossa, isso é muito antigo, rsrsrs.

    Eliane, a vida não pára, não é mesmo! E não podemos perder a viagem, como postou a amiga Rosário no blog Presente dos Presentes, rsrsrs.

    Semana que vem já tá comprometida? Mas passará logo, agosto já está indo embora, rsrsrs.

    Beijos também, muitos. E bom final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Rosana, Feliz Aniversário!

    Essa Deusa realmente tem tudo a ver contigo. Alegria, humor, entusiasmo, ternura, companheira e dançarina, rsrsrs.

    Nascestes no dia certo.
    Parabéns pelo dia de hoje! Muitas, muitas alegrias e comemorações!
    Adorei o post do Blog da Eliane, Smile pra tudo que é lado, só dá Rosana!

    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite Cecile!
    Que deusa heim!.... AMO gatos. Tenho um persa com himalaia genioso!!!! Está sem a cauda. Não sei se quiseram pegá-lo (pq ele é lindíssimo) e a quebraram. Cirurgia, noites em claro cuidando dele, pois retirava aquele focinheira que o impedia de se lamber e muita compaixão... Agora já está tudo bem e o meu Fredy anda serelepe ... Claro isto aconteceu em 2006, mas ainda me emociono ao lembrar.
    Sabedoria,prudência e vivacidade,qualidades que os humanos querem tanto....
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite, Vera!
    Coitado do seu gatinho, também fiquei com peninha dele, deve ter doído.

    Quanto aos adjetivos, é verdade. E eles ainda tem uma memória. Também tem uma história de que se há gatos numa casa, ou no telhado de uma casa, é porque ali há bons espíritos. Dizem que eles são capazes de enxergar essa dimensão. Será?

    Beijos e boa noite!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana