sexta-feira, 23 de julho de 2010

Ran, deusa Marinha.

Hoje celebra-se a deusa nórdica do Mar, chamada Ran.

De extrema beleza e talento musical, Ran tinha o dom da sedução, da magia e da transmutação. A forma que mais gostava de assumir era a de uma bela sereia.

O mar era chamado O Caminho de Ran pois os navegantes sabiam que nas profundezas dele esta Deusa era quem abrigava os que se afogavam. E estes ficavam para sempre sob os seus domínios.

Seus cabelos eram compridas algas marinhas banhadas num perfume sedutor. Era sempre representada coberta de muitas jóias. Com uma de suas mãos segurava o leme do barco e com a outra, recolhia em sua rede os afogados para seu reino escuro e encantado no fundo do mar.

Era comum os marinheiros escandinavos levarem consigo moedas de ouro nas viagens pois dizia a lenda que se os afogados resgatados por ela portassem ouro, a Deusa magicamente os devolvia à vida, mas nos reino submerso. E onde também seriam tratados com regalias. A eles lhes seria permitido assistirem a seus enterros. E se alguém de sua família os vissem, acreditaria que estavam em boas mãos, aos cuidados da Deusa.

Os navios daquela época ostentavam em suas proas a figura de Ran entalhada em madeira como sinal de proteção e reverência à Deusa.

Ran era casada com o deus Aegir com quem teve 9 filhas, as donzelas das ondas. Elas também tinham o dom da transmutação. Se transformavam em sereias e costumavam no inverno se aproximar das fogueiras que os pescadores faziam nos acampamentos. Assumiam corpos e trajes de mulheres para seduzi-los. Depois de fazer amor com eles, os deixavam e estes, definhavam de tristeza e de saudades até a morte.

Ran também era chamada de Deusa Marinha das Tempestades pois zangava-se quando algum marinheiro não tratava bem seu marido ou filhas. Era considerada protetora das moças e mulheres solteiras e também dos afogados.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

10 comentários:

  1. Bom dia Cecile, quantos deuses existiam na época? Existe uma pesquisa aà respeito? Bom se Ran teve nove donzelas...já são mais mini deusas.
    Ando muito cansda, e a falta de sono pioro.
    Espero que agosto contrarie previsões e seja um mês de paz. entre os deuses e nós por aqui, morais.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Desculpe a sopa de falta de letrinhas.
    Cabecinha a mil...e veja como o sono faz falta...

    ResponderExcluir
  3. Quantos deuses, Eliane? Acho que são dezenas. Assim como o nosso folclore.
    A mitologia nórdica, também é chamada de germânica, viking ou escandinava.
    É uma coleção de crenças e histórias compartilhadas por tribos do norte da Germânia (atual Alemanha). Era baseada em atos, gestos e ritos em torno dos deuses.

    O que existe são três "clãs" de divindades: os Æsir, os Vanir e os Iotnar. Deuses maiores, menores e os gigantes, respectivamente.

    O dualismo que existe nessa mitologia não é o mal contra o bem, mas a ordem contra o caos. Os deuses representam a ordem e a estrutura visto que os gigantes e os monstros representam o caos e a desordem.

    Vamos torcer então para agosto ser um mês melhor. Bjs e boa sexta feira.

    ResponderExcluir
  4. Sou praticante da Wicca e gostaria de saber se vc sugere algum ritual p/ a Deusa Ran. Pode ser feito em altar(pq tenho em casa) ou através de outro material.
    Blessed Be!!!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Lu, desculpe a demora mas estava fora.
    Essa deusa tem duas características fortes que você pode escolher para reger o seu ritual: a vidência ou a proteção para os perigos do mar. A palavra-chave é “profundezas” pois está ligada ao desconhecido, ao inconsciente pessoal ou coletivo.
    Um ritual dever ter todos os elementos para representar as forças da natureza em ação, além de seus próprios pensamentos desde o momento em que inicia a preparação.

    Incenso ou óleo (queimado) aromático ou vela aromática para representar o Ar. A escolha de um desses itens também abarca o elemento Fogo.
    Para o elemento Terra: coral, alga marinha, ou uma pedra que represente uma das cores dessa deusa que são o verde, o azul, o branco ou o preto.
    Representando a Água: usar água salgada num cálice ou numa bacia, caso escolha um ritual de vidência.
    E para o Metal: Moedas douradas ou jóias.

    Use a sua intuição também pois só você sabe a profundidade do pedido que vai fazer.
    E para completar, se tiver Runas e souber o significado delas, escolha uma dentre estas: Raidho, Isa, Nauthiz, Peorth, Laguz, Yr, Ior, Ear, calc.

    Os animais dessa deusa são a gaivota e o ganso. E os símbolos são: barco, rede, ondas, redemoinhos, mares, sereias, moedas de ouro.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Cecile, obrigada pela informação.
    Gostaria de saber se vc sabe onde encontrar o livro Todas as Deusas do Mundo, pois onde procuro está esgotado.
    Gostei muito das suas postagens reverenciando uma Deusa/Deus por cada dia da semana, onde tenho acesso essas informações??(livro).
    Desde já agradeço, bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Lu.
    A editora desse livro que vc procura chama-se Gaia. E no site www.editoragaia.com.br tem um link "Onde encontrar nossos livros". Tem contato em várias cidade do país. Se vc não conseguir me avisa que eu tento outro "canal".

    Tem um livro tb chamado "anuário da deusa", não tenho os detalhes aqui, que é mt bom. se quiser depois passo os detalhes dele.

    Lu, beiijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  8. Nota:
    Não aconselho ninguém a fazer rituais quando o pedido ou a intenção é em detrimento da felicidade ou da harmonia de outros. Mesmo que isso pareça impedir que você alcance a sua felicidade.
    Se o objeto do seu desejo não chega até você pelos rituais ditos “brancos”, reavalie suas intenções. O Cosmos nunca falha. A teia é grande e generosa e algo está guardado para você. Algo virá e o fará entender o sentido que outrora faltava.
    Portanto, na hora de empreender um ritual para alcançar um objetivo, pense sempre antes se alguém irá sofrer com isso caso você consiga o que quer.
    Opte por deixar que vida mesma se encarregue de fazer suas escolhas. Pois do contrário, o sofrimento que você irá provocar no outro, um dia se voltará para você.
    Os rituais que eu sugiro são para que se comungue com o Universo, a Natureza e o Ser espiritual que existe dentro de cada um de nós. E para que tudo flua na direção que responda pela lei maior, a do amor. Se não fluir na direção que você deseja, aceite. Não era para ser.
    Acredite nisso!

    ResponderExcluir
  9. Como Fasso pra para dar minhas oferendas ais Deuses

    ResponderExcluir
  10. Olá! Você pode fazer em sua própria casa ou em algum lugar da natureza que tenha a ver com o Deus da oferenda ou o motivo do seu pedido. Mas lembre-se que o que for ofertar na natureza, não deve ser algo que a prejudique depois. Você pode fazer num cantinho da sua casa. E depois de uma semana, sete dias, se desfazer da oferenda. O que tiver que reutilizar lave com sabão e depois um banho de sal grosso.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana