quarta-feira, 28 de julho de 2010

Pítia, sacerdotisa de Delfos.

Hoje se comemora o aniversário da sacerdotisa e profetisa Pítia, do Templo de Apolo, em Delfos, na Antiga Grécia.

A Pítia, era amplamente conhecida pelas suas profecias inspiradas por Apolo. Ela proferia seus oráculos sentada num tripé que ficava sobre uma fenda de onde emanavam vapores. Ao inalar esses vapores entrava em estado extático e assim profetizava.

Durante a possessão, a sacerdotisa mastigava folhas de louro, cuja árvore era sagrada para Apolo, e usava também uma taça com água.

De acordo com historiadores, esses eflúvios, vapores exalados do templo, eram bastante perigosos e só a profetisa é quem podia respirá-lo. Pastores e simples mortais poderiam chegar a cometer o suicídio caso o respirassem por acaso antes de Pítia. Mas era preciso que esta fosse pura, virgem e mantivesse uma vida sadia pois só assim seria possível receber a inspiração divina sem sofrer consequencias. O espírito da Pítia deveria estar disponível, calmo e sereno para que a possessão pelo Deus não fosse rejeitada. Se isso acontecesse, estaria ela sob risco de morte.

O oráculo délfico foi fundado no século VIII a.C. e a última resposta registrada aconteceu em 393 d.C., quando o imperador romando Teodósio I ordenou que os templos pagãos encerrassem suas operações. Esse oráculo era uma dos mais pretigiosos e confiáveis do mundo grego.

Pítia é aquela que fala em lugar do deus. Também chamada de Sibila ou Pitonisa, era uma espécie de médium e frequentemente as mensagem píticas eram ambíguas, precisando serem interpretadas por um sacerdote.

Máximas e preceitos dos 7 Sábios da Grécia escritos nas paredes do templo de Apolo em Delfos:
1- A ignorância é intolerável (Tales de Mileto)
2- Moderação na prosperidade (Periandro de Corinto)
3- Saiba aproveitar a oportunidade (Pítaco de Mitilene)
4- Aprenda a saber ouvir (Bias de Priene)
5- Nada em excesso (Sólon de Atenas)
6- Tenha uma língua bendizente (Cleóbulo de Lindos)
7- Conhece-te a ti mesmo (Quílon de Lacedemônia)

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

6 comentários:

  1. Neste momento eu gostaria muito de ouvir profecias. Sejam quais forem.
    Gostei muito das máximas de Apolo. O único problema entre as máximas é o "nada de excesso."
    Ultrapassei limites na vida...
    Bom dia Blog, meu bom dia para Cecile, deusa da bondade.

    ResponderExcluir
  2. Eliane, bom dia!
    Profecias... escute a voz do seu coração. Aquela frase mágica: a vitória é certa... :)

    Eliane, não olhe para trás com esses olhos. Os limites ultrapassados, sinal de vida livre, espírito indomado. Na sua trajetória foi preciso. Não se arrependa.

    Deusa da bondade, rsrsrs... ela chama-se Muchan, é uma deusa atlante, se não me engano. Qualquer dia falo sobre ela. Mas obrigada pelas suas palavras.

    Uma quarta de muita luz!

    ResponderExcluir
  3. Essas máximas do templo de Apolo... na verdade elas dizem respeito a uma lenda. Conta-se que pescadores de Mileto encontraram uma trípode de ouro, um vaso precioso como se fosse hoje a taça da copa, por exemplo, e a levaram para o oráculo de Delfos. Consultado o oráculo, este ordenou que fosse dado ao mais sábio dos homens. Então a ofereceram a Tales de Mileto. Mas este não aceitou dizendo que existiam homens mais sábios do que ele. A mesma atitude foi adotada pelos demais, até que chegando a vez de Sólon, este a ofertou ao deus Apolo, dizendo com isso que só um deus podia ser considerado sábio.

    Estes 7 sábios eram homens de Estado que meditavam, principalmente, sobre como reger e governar.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia meninas mto queridas, nossos governantes precisavam fazer um curso INTENSIVO com os 7 sábios, vcs não acham?rs,sr,sr,rs,rs,rs,rs, a coisa está feia por aqui e "quando outubro chegar" somente OS DEUSES para nos protegerem!

    Nada de arrependimentos pq não vai resolver, o importante é não comenter novamente e levar a vida da melhor forma possível com muito amor e felicidade no coração, nada , nem ninguém nos tira isto, gostarma da CHARGE???rs,sr,sr,sr,sr,sr,sr,rs, quando entrei no orkut de uma amiga e vi, copiei e enviei p vcs duas na hora pq para mim é VAZAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, nada de repeteco qd eu voltar, quero tudooooooooo novoooooo!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Cecile!
    Atualíssimas as máximas de Apolo... Sempre pensei que Delfos era um pórtico de entrada de cidade, agora descubro que era uma cidade da antiga Grécia. Meu querido marido se chama Delpho que era o nome do seu pai....ora veja....lendo e aprendendo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Rosana, Vera...!
    Rosana, será que um intensivão só daria jeito? rsrsrs. De qualquer forma vamos pedir aos deuses também, rsrsrs.
    Quanto à charge, já ri muito.

    Vera, Delfos hoje é uma moderna cidade grega declarada Patrimônio Mundial, devido ao seu sítio arqueológico. Na Antiga Grécia era local de jogos Píticos e do famoso Oráculo que ficava dentro de um templo dedicado ao deus Apolo. Delfos era também chamado de centro do universo. (poderoso seu marido,rsrsrs)
    O nome mesmo é originado de Delfíneo, um epíteto de Apolo por sua ligação com golfinhos. Conta a lenda que Apolo teria chegado até essa região montado no dorso de um golfinho.

    Boa quarta a todos!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana