domingo, 4 de julho de 2010

A Paz Augusta.

Hoje celebra-se a Deusa Pax, guardiã da harmonia, prosperidade e grandeza. Para os romanos, esta Deusa era uma bela jovem sempre com um cetro em suas mãos mostrando soberania e uma cornucópia com frutos.

A expressão Paz Augusta se refere a um período da história de Roma em que se perdurou a paz por mais de dois séculos.

Essa época teve origem alguns anos antes da Era Cristã quando o então Imperador de Roma, Cesar Augusto, venceu seus adversários e expandiu as fronteiras do Império. Ao regressar à Roma, o Senado mandou erigir um monumento em sua homenagem: o Altar da Paz, que foi construído no Campo de Marte, Deus da Guerra.

O reinado de César Augusto, fundou as bases de um regime que perdurou 250 anos.

Após a morte do Imperador no ano 14 desta Era, dois de seus nomes, César e Augusto, se conveteram em títulos permanentes dos governantes do império pelos próximos 400 anos. Assim com os títuos zar (Tzar em russo, dado aos imperadores Bizantinos) e káiser (alemão) são derivados do nome / título César e continuaram até o século XX.

O culto ao Divino Augusto foi até o século IV quando o cristianismo se tornou a religião oficial do império.

Vale lembrar que o governo de César Augusto se deu entre os anos 27 a.C. e 14 d.C. Foram 41 anos de paz cívica e prosperidade constante. Ele criou o primeiro exército permanente e a marinha de guerra de Roma, e colocou as legiões ao longo das fronteiras do império. Também reformou as finanças romanas e os sistemas fiscais entre outros feitos. O nome do oitavo mês do calendário gregoriano, agosto, foi em sua homenagem.

Seu nome na infância foi Cayo Octavio Turino. Depois da adoção testamentária de seu tio avô, Julio César, passou a chamar-se Cayo Julio César Octaviano. E quando se tornou o Imperador, o Senado lhe deu o nome de Cesar Augusto. Augusto é um título religioso que não denotava autoridade política, mas que lhe conferia um status sagrado, quase divino. Segundo o contexto sócio-religioso da época, o título simbolizava a autoridade de Octavio sobre a humanidade, e transcendia qualquer definição de seu estado constitucional.

Um comentário:

  1. Oi Maria,
    Gostei dessa história, pois não sabia que a expressão paz augusta tinha vindo de um imperador.
    boa noite!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana