sexta-feira, 2 de julho de 2010

Nostradamus no Século XXI.

Desde a Antiguidade o futuro sempre intrigou o homem. E muitos foram os caminhos pelos quais se buscou respostas. Nessa trajetória temos o oráculo de Delfos, os transes xamânicos, as bolas de cristal, as cartas, os mapas, os pêndulos entre outros meios... e até mesmo o próprio homem.

Um dos mais conhecidos visionários dos últimos tempos foi Nostradamus. Ele nasceu no Sul da França em 1503, numa família de judeus. Mas quando nostradamus fez 9 anos, todos se converteram ao catolicismo.

Desde cedo, Nostradamus demonstrou interesse pela matemática e astrologia. Aos 15 anos entrou para a faculdade em Avignon. Três anos depois teve que sair de lá por causa de uma epidemia de peste negra. Resolveu então ir em busca de ervas medicinais. Foram mais de oito anos viajando onde ajudou também a cuidar das vítimas da peste.

Alguns pesquisadores dizem que Nostradamus tinha grandes poderes de cura. Era solícito para com os doentes e generoso com os pobres.

Quando voltou terminou o curso de medicina. Depois se casou por volta de 1531 e teve dois filhos. Em 1537, sua esposa e filhos foram mortos pela peste negra e ele resolve viajar pela França e pela Itália.

Se casou de novo em 1545 com uma viúva. Tiveram 3 filhos e 3 filhas.

Com seu conhecimento sobre o ocultismo e com a sua habilidade de prever o futuro lançou uma série de almanaques anuais, sendo o primeiro lançado em 1550. No início, quando lançou o livro As Profecias, muitas pessoas começaram a achar que ele era um demônio e passram a chamá-lo de herege.

Mas outras classes sociais gostavam das suas centúrias. Diziam que elas inspiravam profeciais espirituais. Seu livro chamou a atenção de Catarina de Médicis, esposa de Henrique II, da França. Ele passou a assessorá-la, e a seus descendentes, com previsões astrológicas.

As Profecias de Nostradamus descrevem acontecimentos como as grandes guerras e desgraças ocorridas no Ocidente, entre outros. Mas a linguagem usada no texto é sempre confusa, obscura e sujeita a diferentes interpretações. E sempre é feita após a ocorrência de um fato.

Mas com relação a uma predição de si mesmo, ele foi muito claro. Ele próprio anteviu sua morte. Em 1566, no dia primeiro de julho, Nostradamus disse ao seu secretário Jean: “Você não me achará vivo ao amanhecer”. E no dia seguinte, dia 2, foi encontrado morto próximo de sua cama e de um banquinho.

De qualquer forma, ele gerou um impacto em milhões de pessoas que vêm tendo contato com seus escritos. São quase 500 anos de influência. Antes da virada do século XX para o XXI, Nostradamus foi muito falado. Mas o único grande acontecimento após essa data, foi o 11 de setembro de 2001. E há controvérsias se alguma profecia se referia a este evento.

Agora resta-nos aguardar o predito 2012. Pena que só vamos saber depois que nada mais há para se fazer.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

4 comentários:

  1. Prever o futuro...Será que algum ser humano consegue mesmo viasualizar o futuro?
    Talvez. Conheço algumas pessoas sérias e intuitivas, conheço outros que tem a "síndrome de Nostradamus " e insistem que sabem tudo.
    Sem dúvida, este personagem da história da humanidade nos intriga, nos inspira, nos atemoriza e nos leva a refletir sobre os mistérios da nossa mente.
    Um bom dia e que as previsões e ansiedades de todos os brasileiros e todos que se sentem parte deste país, se concretizem. E amenizem os problemas cotidianos com a alegria da vitória.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Eliane, eles nos intrigam e até atemorizam. Uma vez entrevistei um vidente. Ele não acertou muito coisa sobre as questões do mundo mas em compensação falou da vida de alguns da equipe. Eu fiquei intrigada em como alguém pode ter acesso à vida particular, íntima, de alguém sem conhecê-la ? Eles são uma invasão de privacidade, rsrsrs.
    Eu posso encontrar várias explicações para isso mas será sempre um mistério.

    Vamos torcer para que essas previsões se concretizem. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. BOLA DE CRISTAL?????????????? Bem que eu gostaria de conhecer alguém que realmente soubesse usar masssssssss para o bem e só dar good news, bad news neverrrrrrrrrr!
    Curto muito estes mistérios da vida mas andei por aí e posso dizer a vcs, nunca encontrei alguém que acertasse mta coisa, saudades de NOSTRADAMUS!
    Será que ele já reencarnou??? Tomará que cruze meu caminho, vou amar bater um papo com ele e enquanto ele não aparece vamos TORCER PELO NOSSO BRASIL VARONIL!
    Já afinei minha VOVÓZELA, será um grande jogo.
    Beijinhos verde-amarelos p vcs queridonas, INTÉ!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Papoula, a verdade é que este meio de adivinhação, a bola de cristal, já foi encontrado em praticamente todas as culturas humanas já estudadas. Antigo Egito, Grécia, Roma, Creta... a lista é grande. Em cada cultura tem uma particularidade. Na Índia, por exemplo, acredita-se que olhar para uma bola de cristal desenvolve o seu «eu» interior.

    Essa tradição da bola de cristal é antiga e familiar aos homens primitivos. Outro exemplo são as tribos de Bornéu, Nova Guiné e Madagascar que teriam tal tipo de adivinhação entre seus costumes. Os aborígines australianos também as teriam usado para proporcionar visões, uma vez que veneram peças de cristal de quartzo. Além de índios da América Central.

    Por volta do século 19, a bola de cristal se tornou uma forma popular de adivinhação concorrendo com a astrologia e a leitura de mãos, cartas e folhas de chá. Já no século 20, nem tanto.

    Um de seus apelidos também é “janela dos deuses”.

    Se Nostradamus reencarnou, quem sabe não foi na figura de um pajé pois adorava plantas medicinais.

    beijos para todas e bom jogo!!!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana