segunda-feira, 26 de julho de 2010

Nanã & Sant’Anna

Nanã é considerada a mãe primeira de toda a humanidade. A criadora do mundo, a Grande Mãe, a Senhora da águas escuras e da lama. É o orixá das chuvas e dos mangues.

Nas lendas ela é a mais idosa de todas as divindades. É respeitada pela sua sabedoria e seu reino é o pantano, zona onde se misturam a água e a terra. Zona limítrofe onde a vida se formou.

Dentre as várias lendas, existe uma em que Nanã era a rainha de um povo e que seus mortos ficavam sob o seu poder. Oxalá queria esse poder para ele e por isso a desposou. Só que não dava-lhe a devida atenção. Nanã então, fez um feitiço para ter um filho e assim aconteceu. Mas por causa do feitiço, seu filho nasceu todo deformado. Horrorizada, jogou-o no mar para que morresse. No entanto, essa crueldade teve um castigo. Quando Nanã engravidou de novo, Orunmilá disse que o filho seria lindo mas se afastaria dela para correr o mundo. E assim nasceu Oxumaré, que durante 6 meses vive no céu como um arco-íris e nos outros seis meses é uma cobra que se arrasta no chão.

É sincretizada com Nossa Senhora de Sant’Anna, mãe da virgem Maria. No Proto-evangelho de Tiago, evangelho apócrifo, a piedosa esposa de Joaquim após longa esterelidade, obteve do Senhor o nascimento de Maria, que aos três anos de idade foi levada para o Templo de Jerusalém, tendo lá permanecido até os doze anos de idade.

A devoção aos pais de Maria é muito antiga no Oriente e foi iniciada logo nos primeiros séculos de nossa era e atingindo sua plenitude no século VI. Já no Ocidente a devoção estendeu-se lentamente a partir do século X e seu desenvolvimento máximo ocorreu no século XV. Mas só em 1584 que a festividade de Santa Anna foi instituída.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

3 comentários:

  1. Bom dia, comecemos a semana com as bençãos de Sant'Ana.
    Amém.
    Grande beijo parceira!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia também, Eliane!
    Bem sugerido, bençãos de Sant'Ana, avó de Jesus. Por isso hoje é o dia dedicado aos avós. (bem lembrado no seu post).
    Beijos e boa semana!

    Aqui vai uma oração:
    Santa Ana avó de Cristo, Mãe da Mãe de Deus por teu grande mérito tende compaixão de nós.
    Voltai teus olhares a nossa dor;
    Enxugai meu pranto, acalma minha aflição.
    Minha Senhora Santa Ana!
    Com tão belo dom nasceste que a quem suas penas te contava Vós sempre o socorreste.
    Aqui postrado a teus pés socorro venho a pedir:
    olhai-me com compaixão pela alegria que tiveste quando a Virgem Maria entre teus braços tivestes.
    Ereis avó de Deus Consoladora dos tristes;
    Ajudai-me por tuas penas, que tão grandes as tivestes.

    ResponderExcluir
  3. HOje é um dia abençoado e meu pedido a SANTA ANA é de muita saúde para todos nós , amigos e familiares,começamos bem a semana graças a DEUS!
    Beijins carinhosos p vc querida e as VOVÓS E VOVÔS que passarem por aqui, não existe nadaaaaaaaaaa melhor que ser AVÓ, que trem bãoooooooo!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana