domingo, 6 de junho de 2010

Oxalá: orixá da FÉ.


Hoje é o dia da semana regido por Oxalá, o mais importante, mais respeitado e valorizado de todos os orixás. Também chamado de nosso Pai Oxalá ou Obatalá.

Quem nasce num domingo recebe suas influências. São pessoas audaciosas, revolucionárias e incansáveis. A todo momento estão querendo criar coisas novas ou melhorar o que já existe. Herdam deste orixá o equilíbrio, a serenidade e o desejo de levar uma vida tranquila.

É o orixá que rege o céu, o mar e a terra. Seu poder é enorme. Foi da sua união com Iemanjá, que nasceram quase todos os outros orixás. É o portador da paz e da benevolência, símbolo da sabedoria, inteligência e engenho.

Se apresenta de duas maneiras: Oxalá jovem, chamado Oxaguiã, sincretizado com o menino Jesus, e Oxalá mais velho, chamado Oxalufã, sincretizado com o Sagrado Coração de Jesus, com a Virgem das Graças (no Caribe), com Jesus de Nazaré e o Senhor do Bonfim, no Brasil.

O símbolo de Oxaguiã é uma espada, chamada idá e sua cor é branco mesclado com azul. E o de Oxalufã é uma espécie de cajado em metal, chamado ôpá xôrô e tendo somente o branco como cor.

Seus dias de festa são 24 de dezembro, dia primeiro e 19 de janeiro. Mas essas datas podem variar de acordo com as linhas de transmissão. Até o seu dia da semana também varia. Há quem diga que é quinta-feira ou sexta-feira.

Oxalá traz a memória de outros tempos, as soluções já encontradas no passado para casos semelhantes. É o orixá que representa o conhecimento empírico. É o responsável pela existência de todos os seres do céu e da terra.

O seu campo de atuação é a religiosidade dos seres. Ele estimula a fé nas pessoas. É o nosso Cristo interior. Fé seria a palavra que melhor define Oxalá.

Vinícius de Moraes e Toquinho compuseram a música Meu pai Oxalá. Deixo com vocês duas versões. Uma cantada pelo próprio Toquinho e outra pelo grupo Moinho.



2 comentários:

  1. Bom dia.
    Toquinho está um charme mas eu gostei mais do grupo Moinho.
    Oxalá pra todo mundo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Hely.
    A versão do Moinho é mais animada.
    Bjs e boa noite!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana