segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dia de Santa Sara Kali.



Hoje, dia 24 de maio, é um dia de festa para o povo cigano. No mundo todo existem cerca de 10 milhões de ciganos. Nômades por natureza, têm em seu espírito a alegria como tema. Quando falo de ciganos me vêem logo à mente ouro, frutas, cartas, cores. Muitas cores. No sul da França, de onde se originou essa devoção, são dois dias de festa. As comemorações do dia 24 são para Santa Sara Kali e do dia 25 para as santas Marie de La Mer (as Marias que vieram do mar). São elas Maria Jacobina, Maria Salomé e Maria Madalena.

Conta a lenda que elas teriam sido atiradas ao mar num barco sem remos e Sara, que era serva de uma das Marias, teria rezado à Jesus prometendo que se chegassem a salvo em algum lugar ela passaria o resto de sua vida usando um lenço na cabeça. Chegaram às margens do Mediterrâneo, no Sul da França, e foram amparadas por um grupo de ciganos. Sara tinha a pele morena e já tinha sofrido humilhação e preconceito da terra de onde viera. É a Santa que sabe o que é o medo, a fome, a mágoa e a dor no coração.

Lenda, história ou estória as comemorações já estão acontecendo desde o início de maio. O dia 24 é o seu ponto alto. Para quem mora no Rio de Janeiro, sugiro dar uma chegada no fim da tarde até o Parque Garota de Ipanema, no Arpoador. Às 17 horas começa uma corrente da paz e às 19 horas haverá um show de música e dança “Ciganos, sigamos à procura pela paz mundial”, onde boa parte desse povo estará festejando o dia de sua padroeira. Quem organizou esta festa foi a Cigana Mirian Stanescon. A mesma que anos atrás deu consultoria para a TV Globo numa novela. A entrada é franca e quem puder conferir sentirá um pouco dessa alegria também.

2 comentários:

  1. Nossa que história mais interessante. Que pena que estarei no meu onco de ouro. Adoraria participar desta corrente. Me coloque em oração.
    Um beijo e ótima semana. Guerreira, vitoriosa e abençoada.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Eliane. Pra você também. Um bj e pensamentos positivos !!!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana